O papel do agenciamento de carga e otimização da logística internacional
Desafios e Estratégias para Maximização de Eficiência
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.3.1-1Palavras-chave:
Agenciamento de carga, Logistica internacional, Eficiência operacional, Estratégia internacionalResumo
Este trabalho visa explorar o impacto do agenciamento de carga na otimização da logística internacional, com foco nos desafios enfrentados e nas estratégias adotadas para aumentar a eficiência operacional. A pesquisa se justifica pela crescente complexidade das cadeias de suprimento globais, que exige soluções logísticas mais eficazes para empresas multinacionais. O objetivo geral é analisar as práticas de agenciamento de carga que melhoram a eficiência logística, enquanto os objetivos específicos incluem identificar as principais estratégias adotadas e avaliar seu impacto nas cadeias de suprimentos globais. A metodologia utilizada foi qualitativa, baseada em revisão de literatura e análise de estudos de caso. Os resultados indicam que a consolidação de cargas, o uso de tecnologias de rastreamento e a escolha de modais eficientes são fundamentais para otimizar o transporte internacional. Além disso, a negociação de tarifas e contratos também contribui para a redução de custos. O agenciamento de carga desempenha um papel central na melhoria da performance logística, embora desafios como a dependência de terceiros e regulamentações internacionais continuem a limitar a eficiência total das operações.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Supply Chain Management: Strategy, Planning, and Operation. 6. ed. Pearson, 2016.
CHRISTOPHER, M. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Estratégias para Redução de Custos e Melhoria dos Serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
CHRISTOPHER, M. Logistics & Supply Chain Management. 5. ed. Pearson, 2016.
COYLE, J. J., Langley, C. J., Gibson, B. J., Novack, R. A., & Bardi, E. J. (2016). Supply Chain Management: A Logistics Perspective. 9th ed. Cengage Learning.
Danuello, J. C.; Amadei, J. R. P.; Ferraz, V. C. T. ABNT NBR 6023:2018 - Guia para elaboração de referências. Bauru, SP: Serviço de Biblioteca e Documentação, USP, Out. 2023. Disponível em: https://usp.br/sddarquivos/arquivos/abnt6023.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
HUMMELS, D. (2001). "Time as a Trade Barrier." Global Economy Journal, 1(3), 1-18.
LA LONDE, B. J., & Masters, J. M. (1994). Emerging Logistics Strategies: Blueprints for the Next Century. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, 24(1), 35-47.
MANGAN, J., Lalwani, C., Gardner, B., & Butcher, T. (2016). Global Logistics and Supply Chain Management. 3rd ed. Wiley.
MCLINDEN, G., Fanta, E., Widdowson, D., & Doyle, T. (2011). "Border Management Modernization." World Bank Publications.
MENTZER, J. T., Min, S., & Bobbitt, L. M. (2001). "Toward a Unified Theory of Supply Chain Management." Journal of Business Logistics, 22(2), 17-46.
WANG, G.; GUNASEKARAN, A.; NGAI, E. W. T.; PAPADOPOULOS, T. Big data analytics in logistics and supply chain management: Certain investigations for research and applications. International Journal of Production Economics, v. 205, p. 177-190, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tiffany Sayuri Moriwaki Ballonje, Giovanna Mendes Maciel, Ali Antonio Abrão Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.