Relacionamento Interpessoal

Um Estudo Exploratório da Percepção dos Colaboradores sobre as Estratégias de Relacionamento Interpessoal em uma Empresa de Telemarketing

Autores

  • Alessandro Kawan de Araujo Wanderley FATEC Zona Leste
  • Ana Paula Carvalho de Souza FATEC Zona Leste
  • Beatriz Viegas Cardamoni FATEC Zona Leste
  • Kauane da Silva Amarilia FATEC Zona Leste
  • Michele Raysha Silva Lopes FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12593384

Palavras-chave:

Relação interpessoal, Clima organizacional, Comunicação interna, Líderes, Ruídos

Resumo

Este artigo aborda a importância da relação interpessoal, do clima organizacional e da comunicação nas organizações. As relações interpessoais são essenciais para o desempenho e satisfação da equipe no trabalho, especialmente em ambientes competitivos, onde os funcionários enfrentam desafios diários. Um clima organizacional positivo, liderado por líderes em vez de chefes, pois, líderes inspiram, assim, criando um ambiente de trabalho mais inspirador e motivador, complementa a importância das relações interpessoais, resultando em funcionários mais satisfeitos e produtivos, capazes de enfrentar os desafios impostos no ambiente. A comunicação interna eficaz mantém todos os membros da equipe informados e alinhados com as metas e objetivos da organização, prevenindo conflitos e promovendo uma colaboração produtiva. No entanto, ruídos de comunicação, como fofocas e boatos, prejudicam a eficácia da comunicação, causando mal-entendidos e deixando o ambiente menos harmônico. Utilizamos no estudo uma abordagem quantitativa complementada por uma pesquisa em uma organização de telemarketing na cidade de São Paulo, os resultados melhoraram o ambiente organizacional, destacando o que precisava ser corrigido na empresa, como o nível de estresse elevado e incentivando o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCARDE, Alana. A Comunicação Interna Sem Ruídos Que Reflete No Desenvolvimento Positivo Das Empresas. Faculdade Anhanguera Educacional. Disponível em: <https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/50263/1/ALANA_ROBERTA_ALCARDE_SILVA.pdf> Acesso em: 10 de outubro de 2023.

BESERRA, Edilane Palácio; MACEDO, Maria Erilúcia Cruz. Os Relacionamentos Interpessoais e a Influência no Alcance dos Objetivos Organizacionais. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 139-150. ISSN: 1981-1179.

KELLER, Edelvais e APARECIDA, Maria. Análise Crítica Teórica da Evolução do Conceito de Clima Organizacional. Terra e Cultura, ano XX, N. 39. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/download/1314/1202>. Acesso em: 11 de outubro de 2023.

LIMA, C. (2019). Inteligência emocional e satisfação no trabalho. Universidade Federal do Brasil. Disponivel em:

<https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/198029/001099268.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 09 de outubro de 2023.

MASCARENHAS, B.G. (2017). Employer Branding No Ciclo De Relacionamento Com Empregados. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wpcontent/uploads/2017/09/18-Employer-branding-no-ciclo-de-relacionamento-comempregados.pdf Acesso em: 10 de outubro 2023.

PIMENTEL, Isabela Duarte. “Ouvi dizer”: Comunicação integrada como a ntídoto para boatos organizacionais. Editora Appris, 26 de ago. de 2022. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=1auJEAAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_atb#v=onepage&q&f=false> Acesso em: 01 de novembro 2023.

STHÉFANI, Bruna (2019). A Importância Da Comunicação Interna Na Gestão Organizacional. Faculdade Anhanguera Educacional. Disponível em:

<https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/27775/1/BRUNA_STHEFANI_DE_OLIVEIRA_SANTOS_.pdf> Acesso em: 10 de outubro de 2023.

Downloads

Publicado

29-06-2024

Como Citar

Wanderley, A. K. de A., Souza, A. P. C. de, Cardamoni, B. V., Amarilia, K. da S., & Lopes, M. R. S. (2024). Relacionamento Interpessoal: Um Estudo Exploratório da Percepção dos Colaboradores sobre as Estratégias de Relacionamento Interpessoal em uma Empresa de Telemarketing. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(05), 93–102. https://doi.org/10.5281/zenodo.12593384

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)