Higiênicos e Motivacionais?

Avaliação dos Fatores que Influenciam na Retenção da Geração Z

Autores

  • Ana Paula Carvalho de Souza Fatec Zona Leste
  • André Luis Zoanon de Carvalho Fatec Zona Leste
  • Beatriz Viegas Cardamoni Fatec Zona Leste
  • Michele Raysha Silva Lopes Fatec Zona Leste
  • Jadir Perpétuo dos Santos Fatec Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14718440

Palavras-chave:

Fatores Higiênicos, Fatores motivacionais, Geração Z, Retenção de talentos

Resumo

Desde o início do século XXI, a Geração Z se tornou um assunto recorrente em discussões na área de Recursos Humanos, especialmente no que diz respeito à retenção de talentos nas empresas. Com 31,5% da população mundial fazendo parte dessa geração, suas expectativas e valores frequentemente se distanciam dos das gerações anteriores, tornando necessário repensar as práticas tradicionais de retenção de talentos. Este estudo investiga como os fatores higiênicos e motivacionais, segundo Herzberg, ainda se aplicam hoje. Por meio de uma pesquisa quantitativa, analisamos as percepções de diferentes gerações sobre o que realmente as motiva no trabalho. Os resultados mostram que, para a Geração Z, salários justos, oportunidades de crescimento, pacotes de benefícios atraentes, segurança e bom ambiente de trabalho são fundamentais para permanecerem nas organizações. Assim, fica claro que as empresas precisam se adaptar e desenvolver uma cultura de trabalho que vá a favor dos valores dessa nova geração, que busca não apenas uma boa remuneração, mas também um espaço onde se sintam valorizados, seguros e que possam se desenvolver.

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Publicado

22-01-2025

Como Citar

Souza, A. P. C. de, Carvalho, A. L. Z. de, Cardamoni, B. V., Lopes, M. R. S., & Santos, J. P. dos. (2025). Higiênicos e Motivacionais? : Avaliação dos Fatores que Influenciam na Retenção da Geração Z. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 2(1), e21247. https://doi.org/10.5281/zenodo.14718440

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