Higiênicos e Motivacionais?
Avaliação dos Fatores que Influenciam na Retenção da Geração Z
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14718440Palavras-chave:
Fatores Higiênicos, Fatores motivacionais, Geração Z, Retenção de talentosResumo
Desde o início do século XXI, a Geração Z se tornou um assunto recorrente em discussões na área de Recursos Humanos, especialmente no que diz respeito à retenção de talentos nas empresas. Com 31,5% da população mundial fazendo parte dessa geração, suas expectativas e valores frequentemente se distanciam dos das gerações anteriores, tornando necessário repensar as práticas tradicionais de retenção de talentos. Este estudo investiga como os fatores higiênicos e motivacionais, segundo Herzberg, ainda se aplicam hoje. Por meio de uma pesquisa quantitativa, analisamos as percepções de diferentes gerações sobre o que realmente as motiva no trabalho. Os resultados mostram que, para a Geração Z, salários justos, oportunidades de crescimento, pacotes de benefícios atraentes, segurança e bom ambiente de trabalho são fundamentais para permanecerem nas organizações. Assim, fica claro que as empresas precisam se adaptar e desenvolver uma cultura de trabalho que vá a favor dos valores dessa nova geração, que busca não apenas uma boa remuneração, mas também um espaço onde se sintam valorizados, seguros e que possam se desenvolver.
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