AR-PIN: Uma ferramenta de aprendizagem de sistemas embarcados

Autores

  • Alan de Lima Silva Programa AMS | Etec-Fatec Zona Leste
  • Bruno Costa Rezende
  • Edward Mevis da Silva
  • Gustavo Dias da Silva Cruz
  • Jeferson Roberto de Lima

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10904539

Palavras-chave:

Arduino Uno R3, Realidade aumentada, Sistemas Embarcados

Resumo

Com a crescente dependência da tecnologia e a necessidade de preparar os estudantes para o mundo digital, torna-se evidente a importância de disponibilizar recursos e utilizar ferramentas digitais. A falta de recursos eletrônicos para o aprendizado nas escolas é uma realidade enfrentada por muitas instituições de ensino no Brasil. Um dos recursos tecnológicos mais promissores para o aprendizado é o Arduino, um sistema embarcado que possui uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que consiste em uma placa de circuito e um microcontrolador programável, contendo uma variedade de pinos de entrada e saída que permitem a conexão de diferentes componentes eletrônicos. O presente trabalho, portanto, foi elaborado a partir do citado problema, trazendo como resultado um aplicativo de realidade aumentada para explorar os conceitos de eletrônica, Arduino Uno R3 e sistemas embarcados. O aplicativo oferece recursos interativos, como, materiais didáticos, questionários e a possibilidade de visualização em tempo real de projetos com Arduino Uno R3 que utilizam a realidade aumentada e permitem que os estudantes aprendam de forma imersiva.

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Referências

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Publicado

28-02-2024

Como Citar

Silva, A. de L., Rezende, B. C., Silva, E. M. da, Cruz, G. D. da S., & Lima, J. R. de. (2024). AR-PIN: Uma ferramenta de aprendizagem de sistemas embarcados. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(01), 1–12. https://doi.org/10.5281/zenodo.10904539

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