SCIENCE AR: Sistema educacional de ciências naturais usando realidade aumentada

Autores

  • João Enrique Barbosa Santos Alves Fatec Zona Leste
  • Júlia da Silva Dias Gonçalves Fatec Zona Leste
  • Sarah Jandozza Laurindo Fatec Zona Leste
  • Jeferson Roberto de Lima Fatec Zona Leste
  • Rogério Bezerra Costa Fatec Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10905753

Palavras-chave:

Estímulo visual, Realidade aumentada, Taxa de sucesso

Resumo

Um dos problemas de aprendizagem no ensino tradicional é a falta de compreensão do aluno em relação ao conteúdo teórico, processo didático no qual muitas vezes, não há estímulos visuais e, por consequência, resultam no desânimo do estudante. A partir de dados coletados por meio de pesquisas bibliográficas, foi desenvolvido um sistema web educacional para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental que traz uma solução para os problemas encontrados de maneira que os alunos aprendam de uma forma mais simples e objetiva. Tendo em vista esta problemática, a plataforma Science AR, por meio da realidade aumentada, busca elevar a taxa de sucesso no aprendizado dos alunos na disciplina de ciências naturais, engajar o nível de aprendizado tornando-o o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, fácil e rápido.  A plataforma disponibilizará materiais de apoio para que os alunos estudem e disponibilizará questionários sobre o tema estudado, desta forma, o aluno poderá aplicar os seus conhecimentos teóricos sobre a matéria e visualizar os modelos 3D dentro do aplicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Nilda; SGARBI, Paula. Espaços e Imagens na Escola. Rio de Janeiro: Dp & A, 2001.

DATE, C.J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

GABARDO, Ademir Cristiano. Laravel Para Ninjas. Brasil: Novatec Editora, 2017.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enem 2021 Resultados edição impressa, digital e PPL. [S.l.]: [s.n.], 2021. Disponível em:https://download.inep.gov.br/enem/resultados/2021/apresentacao_resultados_finais.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

Microsoft. Um tour pela linguagem C#. [S.l.]: [s.n.], 2023. Disponível em: https://learn.microsoft.com/en-us/dotnet/csharp/tour-of-csharp/. Acesso em: 01 jun. 2023.

Microsoft. Escrever seu primeiro código C#. [S.l.]: [s.n.], 2023. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/training/modules/csharp-write-first/. Acesso em: 01 jun. 2023.

PIAGET, J. Main Trends in Psychology. 3.ed, Londres, UK: George Allen & Unwin, 1973.

SENHORAS, Elói Martins. Educação, Ensino Superior E A Pandemia Da Covid-19. Boa Vista: Ufrr, 2020.

SILVA, Delcione Lopes das. Framework PHP Laravel 8 & AJAX. Lisboa: Edições Sílabo, 2022.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 2001. 139 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciência da Informação, Laboratório de Ensino A Distância da Ufsc, Florianópolis, 2005.

SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena M. C. da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: Eduepb, 2011.

TAYLOR, Allen G. SQL Para Leigos. 8. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015

TURINI, Rodrigo. PHP e Laravel: Crie aplicações web como um verdadeiro artesão. Brasil: Casa do Código, 2015.

TRIGO, Antonio; HENRIQUES, Jorge. Aprenda a programar com C#. 3. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2023.

TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Belém: Sbc, 2006.

Unity Technologies. Suporte para ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). [S.l.]:[s.n.], 2021. Disponível em: https://docs.unity3d.com/Manual/CreatingAndUsingScripts.html. Acesso em: 01 jun. 2023.

Publicado

28-02-2024

Como Citar

Alves, J. E. B. S., da Silva Dias Gonçalves, J., Jandozza Laurindo, S., Roberto de Lima, J., & Bezerra Costa , R. (2024). SCIENCE AR: Sistema educacional de ciências naturais usando realidade aumentada. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(01), 55–62. https://doi.org/10.5281/zenodo.10905753

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)