Crescimento da Moda Brasileira no Mercado Internacional por Meio da Exportação de Produtos Sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12747382Palavras-chave:
Indústria da moda, moda sustentável, moda brasileira, exportaçãoResumo
A indústria têxtil é uma das mais poluentes devido ao elevado consumo de água, uso de pesticidas, geração de resíduos tóxicos, descarte inadequado de peças e emissão de gás carbônico. A adoção de novas práticas de negócios e de processos produtivos é primordial no cenário atual de produção, consumo e descarte. O presente artigo teve como objetivo abordar o crescimento da moda brasileira no mercado internacional por meio da exportação de produtos sustentáveis, metodologia desenvolvida a partir da lógica de transparência, produção local de produtos de alta qualidade e durabilidade com reduzidos impactos no meio ambiente em todas as etapas produtivas e ciclo de vida estendido. A diferenciação dos produtos por meio da atribuição de valores sustentáveis foi vista como vantagem competitiva para os produtos nacionais e como ferramenta para gerar efeitos de encadeamento a outros setores brasileiros, principalmente considerando o desenvolvimento de uma identidade brasileira baseada na sustentabilidade e atribuição de valor aos produtos nacionais. Apesar do cenário positivo, questões como carga tributária, melhorias estruturais do comércio exterior, problemas logísticos e infraestrutura precária são empecilhos a plena internacionalização da moda brasileira.
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