Além das Cicatrizes Invisíveis
Explorando a Saúde Mental e Impactos na Qualidade de Vida dos Profissionais na Atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12788906Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Saúde Mental, Recursos Humanos, VUCAResumo
Este artigo analisou o impacto do cenário atual na saúde mental e na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos profissionais, bem como as estratégias adotadas pelas organizações para melhorar o ambiente de trabalho nesse contexto. A pesquisa qualitativa envolveu 11 profissionais de empresas de pequeno a grande porte em São Paulo, com Programas de QVT estabelecidos. Os resultados revelaram que, em meio a tantas incertezas e necessidade de rápida resposta, o chamado mundo VUCA tem gerado ansiedade e estresse significativos nos profissionais, enfatizando a relevância da saúde mental no local de trabalho. As empresas responderam implementando medidas como programas de apoio psicológico, ginástica laboral e uma abordagem de gestão mais humanizada. Além disso, o trabalho híbrido tornou-se comum, permitindo maior flexibilidade. Os profissionais também sugeriram aprimoramentos, como um acompanhamento mais eficaz de suas necessidades. Este estudo destaca a importância de adaptar e atender às necessidades dos colaboradores em um ambiente de trabalho no contexto atual, fornecendo informações valiosas para as empresas promoverem a saúde mental e a QVT.
Downloads
Referências
CANÊO, Luiz Carlos et al. Considerações sobre o transtorno depressivo no trabalho. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 34, n. 119, p. 79-87, jun. 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
FLORES, J. G. Análisis de datos cualitativos: Aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994.
HELFENSTEIN JUNIOR, Milton; GOLDENFUM, Marco Aurélio; SIENA, César. Lombalgia ocupacional. Revista da Associação Médica Brasileira, Rio Grande do Sul, v. 56, n. 5, p. 583-589, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-42302010000500022.
MARQUES, A.; SCARANELLO, C. Qualidade de Vida no Trabalho e os benefícios para a gestão de pessoas: Um estudo de caso em empresas de confecção da cidade de Auriflama–SP, CONIC SEMESP. 2016. Disponivel em: <http://conic-semesp.org.br/anais/files/2016/trabalho-1000022628.pdf>.
MUROFUSE, N.T.; ABRANCHES, S.S.; NAPOLEÃO, A.A. Reflexões sobre estresse e Burnout e a relação com a enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem 13: 255-261, 2005.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administrações. Catalão: UFG, 2011.
PESCA, Andréa Duarte. Psicologia organizacional. Natal: EdUnP, 2011. 271 p.
RIBEIRO, R et al. Caracterização do perfil de doenças profissionais notificadas num hospital terciário português entre 2012 e 2021. RPSO, Gondomar, v. 15, esub377, jun. 2023.
ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
RODRIGUES, Danielle Rezende; SOUZA, Ana Carolina Magalhães de; MELLO, José André Villas Boas. Assimetrias sociais, habitats de aprendizagem e capacitação para o Mundo VUCA: a “Casa da Inovação” como estudo de caso. CIDADES, v. 44, p. 212-229, jun. 2022.
ROSA, Ana Caroline Francisco da et al. Uso de técnicas de aprendizado de máquina para classificação de fatores que influenciam a ocorrência de dermatites ocupacionais. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 48, e4, 2023.
SANTOS, Raíla de Souza et al. Estresse no Trabalho e Níveis de Hemoglobina Glicada: O Papel da Escolaridade. Dados da Linha de Base do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 47, e5, 2022.
SILVA, L. H., GHEDINE, T., PEREIRA, C. M. D., Lino, S. R. L. & Tutida, A. Y. (2021). A management instrument for team performance evaluation. Revista Produção e Desenvolvimento, 7.
TRIGO, Telma Ramos; TENG, Chei Tung; HALLAK, Jaime Eduardo Cecílio. Síndrome de Burnout ou Estafa Profissional e os Transtornos Psiquiátricos. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 34, n. 5, p. 223-233, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Débora Vieira Carvalho , Jeniffer Albuquerque da Silva , Marcia da Silva , Marianne Quinto de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.