Análise do letramento matemático em alunos concluintes do curso de Tecnologia e Gestão Empresarial

Autores

  • Isabeli Sabadini Fatec Americana
  • Marcos de Carvalho Dias Fatec Americana

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14768124

Palavras-chave:

Letramento, Matemática, Gestão Empresarial, Ensino superior

Resumo

O letramento matemático é uma competência fundamental no contexto atual, em que a capacidade de aplicar conceitos matemáticos se torna essencial para o sucesso acadêmico e profissional. Este artigo analisa a percepção e a aplicação do letramento matemático entre estudantes concluintes dos cursos de Tecnologia em Gestão Empresarial. O objetivo é compreender como a formação acadêmica influencia suas habilidades de resolução de problemas. A pesquisa, realizada por meio de um questionário em uma instituição de ensino superior do interior do Estado de São Paulo revela que, apesar da consciência sobre a importância do letramento matemático, muitos alunos ainda apresentam lacunas significativas em sua compreensão. Os resultados indicam uma relação entre letramento matemático e pensamento crítico, sugerindo que um currículo que integre esses elementos pode preparar melhor os alunos para o mercado de trabalho. Conclui-se que as instituições de ensino superior devem reavaliar suas metodologias, priorizando o letramento matemático na formação acadêmica, para promover uma educação mais eficaz e relevante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, F. S. et al. Letramento matemático: um olhar a partir das competências matemáticas propostas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. Ensino da Matemática em Debate. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 181-207, 2020

BERGER, M. Different reading styles for mathematics text. Educational Studies in Mathematics, vol. 100, no. 2, pp 139, 2018.

BOTHA, H. e van PUTTEN, S. How mathematical literacy teachers facilitate mathematisation in modelling situations. African Journal of Research in Mathematichs, vol. 22, no. 01, 2018.

CASTRO, R. S. tecendo a harmonia das culturas na tapeçaria infinita da matemática. Revista Aracê, São José dos Pinhais (PR), v.6, n.1, p. 219-230, 2024

COSTA JR. et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, vol. 06, no.01, 2023.

DAMACENO, D. P.; BRANDÃO, R. J. B. Letramento matemático e científico no curso de licenciatura em pedagogia: a utilização de metodologias ativas na construção de experimentos científicos. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e14695, 2024.

DOS ANJOS, C. M e SERAFIM, M. F. Dificuldades com a Aprendizagem de Matemática na Educação Superior. CoInspiração-Revista dos Professores que ensinam Matemática, vol. 1, no. 1, p. 78-91. 2018.

GASPAR, J. C. G. et al. Letramento matemático: desafios e possibilidades no período pós-pandemia. Editora Pantanal, 2024

JOLANDEK, E. G; PEREIRA, A. L; MENDES, L. O. R. Letramento matemático e suas vertentes. Revista Com a Palavra o Professor, v.4, n.10, p. 245 – 268. 2019

LIRA, J. V. et al. Dificuldades de aprendizagem matemática: o que dizem as pesquisas recentes. Educação Matemática em Revista, no. 24, vol.01, 2024

MASOLA, W. J. e ALLEVATO, N. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1, p. 64-74, jun./mar. 2016

MILAGROS, E. R. La alfabetización matemática en profesionales universitarios: imposibilidad o re-significación urgente. Revista Innova Educación, vol. 02, no. 02, 2020

NOBREGA, N. J.; VIDAL, F. A. A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–17, 2024.

SANTOS, A. O. et al. Alfabetização matemática: concepções e contribuições no ensinar e aprender nos primeiros anos do ensino fundamental. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.7 n.1 jan/abr 2017.

SERPIL, Y. The Mathematics Learning Styles of Vocational College Students. European Journal of Educational Research, vol. 7, no. 04, 2018.

STEINER, H. e MARTYNOVA, O. Task-related and Resting-state EEG Correlates of Mathematical Skills. Fourth International Conference Neurotechnologies and Neurointerfaces (CNN), Kaliningrad, Russian Federation, 2022.

VÁZQUES, A. e TORRES, R. Learning Styles in High School Mathematics. American Scientific Research Journal for Engineering, Technology and Science, vol. 31, no. 2017.

ZHANG, J.Q. G. e WANG, H. Mathematically gifted adolescents mobilize enhanced workspace configuration of theta cortical network during deductive reasoning. Neuroscience, vol. 289, pp. 334-348, 2015.

Downloads

Publicado

01-03-2025

Como Citar

Sabadini, I., & Dias, M. de C. (2025). Análise do letramento matemático em alunos concluintes do curso de Tecnologia e Gestão Empresarial . Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 2(2), e22255. https://doi.org/10.5281/zenodo.14768124

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.