Análise do letramento matemático em alunos concluintes do curso de Tecnologia e Gestão Empresarial
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14768124Palavras-chave:
Letramento, Matemática, Gestão Empresarial, Ensino superiorResumo
O letramento matemático é uma competência fundamental no contexto atual, em que a capacidade de aplicar conceitos matemáticos se torna essencial para o sucesso acadêmico e profissional. Este artigo analisa a percepção e a aplicação do letramento matemático entre estudantes concluintes dos cursos de Tecnologia em Gestão Empresarial. O objetivo é compreender como a formação acadêmica influencia suas habilidades de resolução de problemas. A pesquisa, realizada por meio de um questionário em uma instituição de ensino superior do interior do Estado de São Paulo revela que, apesar da consciência sobre a importância do letramento matemático, muitos alunos ainda apresentam lacunas significativas em sua compreensão. Os resultados indicam uma relação entre letramento matemático e pensamento crítico, sugerindo que um currículo que integre esses elementos pode preparar melhor os alunos para o mercado de trabalho. Conclui-se que as instituições de ensino superior devem reavaliar suas metodologias, priorizando o letramento matemático na formação acadêmica, para promover uma educação mais eficaz e relevante.
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