A Necessidade de uma Ferramenta Gerencial para os Processos Operacionais em uma Empresas de Lâmpadas de LED de Pequeno Porte
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11395602Palavras-chave:
Processo de Produção, Ferramenta, FluxogramaResumo
O estudo deste artigo foi feito com o intuito de solucionar ou minimizar os problemas de organização nos processos de produção de uma empresa de lâmpada de led de pequeno porte situada na capital de São Paulo. Para que as dificuldades apresentadas pelos colaboradores fossem expostas de maneira clara e o mais verdadeira possível, aplicou-se um questionário que lhes dava total liberdade, já que as respostas eram anônimas, de dizer o que precisava melhorar e, caso quisessem, sugerir maneiras de alcançar o êxito. Após a análise deste formulário, pode-se concluir que, de fato, a problemática da empresa era a falta de uma ferramenta que auxiliasse no desenvolvimento das etapas de produção contidas na organização, o que dificultava a comunicação interna dos setores. Assim, chegou-se à conclusão de que a implantação de um fluxograma é uma alternativa viável, desta forma, a técnica foi posta em prática e mostrou-se muito eficaz para o desenvolvimento da empresa.
Downloads
Referências
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
DRUCKER, Peter. Prática de Administração de Empresa. Rio de Janeiro, tradução portuguesa da Editora Fundo de Cultura, 1962.
FOLHA DE SÃO PAULO. Ferramentas ajudam a “enxergar” os processos. Publicação: 24 de abril de 1994.
KOONTZ, H. Princípios de administração: uma análise das funções administrativas. São Paulo: Pioneira, 1978.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2010.
MAYO, E. Os Problemas Humanos de uma Civilização Industrial. São Paulo: Routledge, 2010.
BINTORO, O. B. and HIDAJAT, J. Strategy tools usage in Indonesia: A survey of Indonesia managers, International Symposium on Technology Management and Emerging Technologies, Bandung, Indonesia, 2014
ROCHA, E. Fluxograma como ferramenta de qualidade de gestão. UVAGP. Publicação: 22 de maio de 2017.
SLEIGHT, S. Como usar a tecnologia da Informação. São Paulo: Publifolha, 2000.
SMITH, A. A Riqueza das Nações. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
TAYLOR, F. W. Princípios de Administração Científica (1911). 8º ed--São Paulo: Atlas, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isadora Mercadante dos Anjos, Jose Abel de Andrade Baptista, Lea Paz da Silva, Paulo Cezar Rodrigues da Silva Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.