Posicionamento Empresarial no âmbito de Políticas Verdes
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13323854Palavras-chave:
Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Políticas Verdes, Posicionamento EstratégicoResumo
Este estudo tem como objetivo mostrar de que forma as empresas utilizam e implementam o recurso das políticas verdes em seus produtos, serviços, processos produtivos e logística, para demonstrar aos clientes que a sustentabilidade é fundamental, além de dar exemplos de processos a serem adotados, para alcançar este objetivo. As teorias organizacionais são usadas no planejamento estratégico para vender produtos e serviços, neste cenário ele tem como objetivo contribuir com os recursos ambientais, diminuir os impactos industriais, preservar esses mesmos recursos e garanti-los para as gerações futuras. Neste contexto, o presente artigo questiona se as empresas estão implementando em seu escopo as políticas verdes e a sustentabilidade, além de explicar quais as estratégias organizacionais, marketing e de logística que as empresas mais usam em um mercado competitivo, além de compreender suas vantagens não só para as empresas e o mercado, mais sim para a sociedade como um todo, garantindo uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras.
Downloads
Referências
BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial. Editora: Saraiva, 2013.
CASAGRANDA, Yasmin Gomes et al. Sustentabilidade: Uma Visão a partir da Economia dos Custos de Transação e da Teoria dos Custos de Mensuração. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 9, n. 2, p. 94-107, dez. 2019. ISSN 2237-7956. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/raimed/article/view/3193. Acesso em: 19 set. 2023.
CASTRO, Aline Eggres; CAMPOS, Simone Alves Pacheco; TREVISAN, Marcelo. A Institucionalização (ou banalização) da Sustentabilidade Organizacional á Luz da Teoria Crítica, Santa Maria, março de 2018. Disponível em: 441760642009.pdf (redalyc.org) Acesso em: 19 set. 2023.
CHAROTTA, Teresa Cristina. Teoria dos Stakeholders: Revisão de Literatura sobre Artigos Publicados por Freeman, R Edward, no Período de 2008 a 2015, São Paulo. Disponível em: 124-449-2-PB.pdf (usp.br). Acesso em: 19 set. 2023.
DIAS, R. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Editora: Atlas, 2017.
EUGENIO, Teresa Pereira. Avanços a Divulgação de Informação Social e Ambiental Pelas Empresas e a Teoria da Legitimidade, Revista Universo Contábil, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 102-118, fev. 2010. ISSN 1809-3337. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/1115>. Acesso em: 19 set. 2023.
FARIAS, Talden Queiroz. Princípios Gerais do Direito Ambiental, Pernambuco, 2006. Disponível em: Princípios do Direito Ambiental: Quais são? (ambitojuridico.com.br) Acesso em: 06 out. 2023.
HIGUCHI, Agnaldo Keiti; VIEIRA, Francisco Giovanni David. Responsabilidade Social Corporativa e Marketing Social Corporativo: Uma Proposta de Fronteira Entre Estes Dois Conceitos, Paraná, 2012.
Disponível em: Redalyc.Responsabilidade social corporativa e marketing social corporativo: uma proposta de fronteira entre estes dois conceitos Acesso em: 19 set. 2023.
HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, John. Posicionamentos Competitivo – Como Estabelecer e Manter Uma Estratégia de Marketing no Mercado, São Paulo: Makron Books, 1996.
JUNIOR, Sebastião Bergamini. ESG, Impactos Ambientais e Contabilidade, Rio de Janeiro, 2021.
Disponível em: 2772 (atena.org.br) Acesso em: 19 set. 2023.
MACHADO, Eliseu Vieira. Teoria dos Stakeholders, Goiânia, agosto de 2011. Disponível em: Teoria_do_Stakeholder_Prof_Eliseu_Machado_25_05_2012.pdf (ufsc.br). Acesso em: 19 set. 2023.
PEREIRA, Delcio; FAGUNDES, Alexandre Borges; BEUREN, Fernanda Hansch. Teoria Institucional e Dependência de Recursos: Coaduando Perspectivas para a Sustentabilidade e Inovação Ambiental, Santa Catarina, dezembro de 2016. Disponível em: Google Acadêmico. Acesso em: 19 set. 2023.
RÊGO, Breno Penha. Governança Corporativa e Disclosure Socioambiental nas Companhias Listadas na BM&FBOVESPA, Fortaleza, 2017. Disponível em: Gonança corporativa e disclosure socioambiental nas companhias listadas na BM&BOVESPA. (1library.org) Acesso em: 23 out. 2023.
REVISTA FORBES. Especial ESG: As 10 Empresas que se Destacam Na Adoção de Práticas Sustentáveis, 2021. Disponível em: Especial ESG: As 10 empresas que se destacam na adoção de práticas sustentáveis - Forbes Acesso em: 20 out. 2023.
SANTOS, Patrick Michel Finazzi; PORTO, Rafael Barreiros. A Gestão Ambiental Como Fonte de Vantagem Competitiva Sustentável: Contribuições da Visão Baseada em Recursos e da Teoria Institucional, Florianópolis, p. 152-167, abr. 2013. ISSN 2175-8077. Disponível em: Revista de Ciências da Administração. Acesso em: 19 set. 2023
SANTOS, Patrick Michel Finazzi; PORTO, Rafael Barreiros. A Gestão Ambiental Como Fonte de Vantagem Competitiva Sustentável: Contribuições da Visão Baseada em Recursos e da Teoria Institucional, Brasília, 2012. Disponível em: Revista CAD 35 Artigo 11.pdf (unb.br) Acesso em: 19 set. 2023.
SCHINCARIOL, Juliana. Menos de 20% das Empresas Listadas na B3 Possuem Metas Claras Ambientais, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: Menos de 20% das empresas listadas na B3 possuem metas claras ambientais | Empresas | Valor Investe (globo.com) Acesso em: 17 out. 2023.
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa, editora: Atlas, 2015.
TOTVS. ESG: Guia Completo Sobre o que é, Princípios, Investimentos e Muito Mais, 2023. Disponível em: ESG: o que é, como funciona, pilares e como aplicá-lo - TOTVS Acesso em: 06 nov.2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paola de Melo Marcelino , Isabel Cristina Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.