LADYSTEEL: Sistema de assistência ao combate à violência doméstica contra a mulher
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10905729Palavras-chave:
Violência doméstica, Mulher, Denúncia, Protótipo, SistemaResumo
A violência doméstica é reconhecida como um dos fenômenos sociais mais complexos e preocupantes que afeta, por suas grandes proporções, a vida de milhões de mulheres no mundo. Seja por diferentes fatores, parte significativa das mulheres viventes nesse ciclo de agressões omite as situações das quais já foi ou ainda é vítima, não realizando nenhum tipo de denúncia contra seu agressor. O presente trabalho, portanto, foi elaborado a partir do citado problema social e do grande número de omissões e dificuldades que o permeiam, trazendo como resultado um protótipo de sistema que poderia ser disposto como instrumento de ofício à órgãos governamentais, originando um mecanismo mais simplista para a realização de denúncias de violência doméstica, com sua estrutura pensada essencialmente para vítimas: um dispositivo recôndito em um objeto presente em seu cotidiano que, ao ser pressionado, realizará sua denúncia, emitindo uma mensagem aos contatos emergenciais e compartilhando sua localização com as autoridades competentes.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº11.340, de 7 de agosto de 2006. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 143, n.151, p. 1-4, 8 de agosto de 2006. PL 4559/2004.
BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Brasil tem mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres até julho de 2022. Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2022.
CONVERSE, Tim; PARK, Joyce. PHP - a Bíblia. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2003.
DAVIS, Stephen. C++ para Leigos. 7. ed. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2016.
ELETRÔNICA ÔMEGA. E-book Internet das Coisas para iniciantes com ESP-32. 1. ed. [S.I.]. Arduino Ômega, 2021. Livro Digital.
FILHO, Mauro Faccioni. Internet das Coisas. 1. ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2016. Livro Digital.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GONÇALVES, Aparecida. Violência contra a mulher: um fenômeno social. [S.l.]. Revista Mátria, 2018. Disponível em: https://www.cnte.org.br/index.php/publicacoes/revista-matria/revista-matria-2018/65719-artigo-violencia-contra-a-mulher-um-fenomeno-social. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
GUIMARÃES, Fábio. Módulo GPS NEO-6M com Arduino. [S. l.]: Mundo Projetado, 2021. Disponível em: https://mundoprojetado.com.br/modulo-gps-neo-6m/. Acesso em: 14 de jun. de 2023.
INSTITUTO PATRÍCIA GALVÃO; DATA POPULAR. Percepção da sociedade sobre violência e assassinatos de mulheres. [S.l.]. AGÊNCIA PATRÍCIA GALVÃO, 2013. Disponível em: https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia/pesquisa/percepcao-da-sociedade-sobre-violencia-e-assassinatos-de-mulheres-data-popularinstituto-patricia-galvao-2013. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
Laravel LLC. Kits Iniciais. [S.l.]. Laravel LLC, 2023. Disponível em: https://laravel.com/docs/10.x/starter-kits. Acesso em: 12 de jun. de 2023.
LUCENA, Kerle Dayana T. de; DEININGER, Layza de Souza C.; COELHO, Hemílio Fernandes C.; VIANNA, Rodrigo P. de Toledo; NASCIMENTO, João Agnaldo do; MONTEIRO, Alisson Cleiton C. Análise do ciclo da violência doméstica contra a mulher, 2016. Dissertação (Pós-graduação em Modelos de Decisão em Saúde) – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Universidade Federal de Paraíba, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. [S.I.]. 2016.
MAGRANI, Eduardo. A internet das coisas. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
MCROBERTS, Michael. Arduino Básico. 1. ed. São Paulo: Novatec Editora Ltda, 2011.
MICROSOFT LEARN. Projetos do C/C++ e sistemas de build no Visual Studio. [S.l.]. Microsoft Learn, 2023. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/cpp/build/projects-and-build-systems-cpp?view=msvc-170. Acesso em: 12 de jun. de 2023.
MONK, Simon. 30 Projetos com Arduino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
MORAIS, José V. S. ESP32 com IDF - O Guia Profissional. 1. ed. São Paulo: Instituto NCB, 2023.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. OMS: uma em cada 3 mulheres em todo o mundo sofre violência doméstica. [S.l.]. NAÇÕES UNIDAS BRASIL. 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/115652-oms-uma-em-cada-3-mulheres-em-todo-o-mundo-sofre-viol%C3%AAncia. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
OLIVEIRA, Sérgio de. Internet das Coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi. 1. ed. São Paulo: Novatec Editora Ltda, 2017.
PHP. O que é o PHP? [S.l.]. PHP, 2023. Disponível em: https://www.php.net/manual/pt_BR/intro-whatis.php. Acesso em: 09 de jun. de 2023.
QUADROS, Daniel. Como funciona uma fonte chaveada. [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.makerhero.com/blog/como-funciona-uma-fonte-chaveada/. Acesso em: 14 de jun. de 2023.
ROSA, Patrícia. Luta contra a Violência à Mulher: Brasil ocupa o 5º lugar no Ranking mundial do Feminicídio. São Paulo: Revista Afirmativa, 2021. Disponível em: https://revistaafirmativa.com.br/luta-contra-a-violencia-a-mulher-brasil-ocupa-o-5o-lugar-no-ranking-mundial-do-feminicidio. Acesso em: 05 de mar. de 2023.
SAES, Danillo Xavier. Gestão da inovação e tecnologia. 22. ed. Maringá: CESUMAR, 2012.
SANTOS, Bruno P.; SILVA, Lucas A. M.; CELES, Clayson S. F. S.; NETO, João B. Borges; PERES, Bruna S.; VIEIRA, Marcos Augusto M.; VIEIRA, Luiz Filipe M.; GOUSSEVSKAIA, Olga N.; LOUREIRO, Antonio A. F. Internet das Coisas: da Teoria à Prática, 2016. Dissertação – Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais. 2016.
W3TECHS. Pesquisas mundiais de tecnologia na Web. [S.l.]. W3TECHS, 2023. Disponível em: https://w3techs.com. Acesso em: 09 de jun. de 2023.
ZEREMBA, Júlia. Maioria das mulheres não denuncia agressor à polícia ou à família, indica pesquisa. Folha de S.Paulo. [S.l]. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/maioria-das-mulheres-nao-denuncia-agressor-a-policia-ou-a-familia-indica-pesquisa.shtml. Acesso em: 30 de out de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Pedro Silva Cabral, Mariane Batista de Souza, Victor Novaes Cardoso, Andreza Maria de Souza Rocha, Jeferson Roberto de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.