Recursos-Chaves Aplicadas na Smart City Búzios
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-6Palavras-chave:
Tecnologia, Cidade inteligente, Búzios, Recursos-chaveResumo
A utilização de tecnologias nas cidades a favor da eficiência energética, mobilidade e logística são cada vez mais comuns, uma vez que seus benefícios promovam economia de tempo, praticidade em atividades corriqueiras, integração social e cultural. Segundo a Prefeitura de Búzios (2019), a região é um recanto turístico, localizado na zona tropical do subcontinente sul - americano, banhado pelas águas do Oceano Atlântico, ensolarado em grande parte do ano e desfrutam de suas 23 praias. A cidade é conhecida por ser a primeira Smart City buscando desenvolver fontes sustentáveis e inteligentes em sua infraestrutura. Com o objetivo de compreender uma cidade inteligente e suas aplicações, no decorrer do artigo são apresentados a introdução e os referenciais teóricos pertinentes ao entendimento de uma smart city, com o intuito de adequar os conhecimentos sobre o tema e perspectiva abordada. Sendo conceitos teóricos encontrados em livros, revistas e sites do ramo e interpretações que auxiliam no bom entendimento ao decorrer da leitura, sendo logo em seguida explicado a metodologia aplicada ao estudo na qual envolveu-se na pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica. Por fim, são expostas as análises e resultados das pesquisas sobre os projetos e atividades realizadas em Búzios, como também são citadas outras cidades que estão se adequando a estes projetos , nos quais são utilizados pelas cidades para melhor execução, controle e gerenciamento de seus projetos e mencionando pontos em comum entre elas. Por fim, são desenvolvidas as considerações sobre o que foi obtido e as conclusões, findando esta pesquisa
Downloads
Referências
ALCALDE, Janire A. Ciudad inteligente. Disponível em: <https://economipedia.com/definiciones/ciudadinteligente-smart-city.html> Acesso em 15/09/2019.
CRUZ, Maria R. Nueva York, Londres, París, Oslo, Barcelona o Bogotá… Todas las grandes, y no tan grandes, capitales del mundo compiten por obtener el calificativo de inteligente. ¿Pero qué es exactamente una ‘smart city’? Las ciudades tratan de innovar para mejorar la calidad de vida de sus habitantes. 2017. Disponível em: <https://www.bbva.com/es/las-smart-cities/> Acesso em: 15/09/2019.
FONTES, M. Z. et al. Smart city – Caso da implantação em Búzios, SODEBRAS – Soluções para o desenvolvimento do país, Rio de Janeiro, Volume 9, p. 16-22, fevereiro/2014.
FREITAS, J. A. Cidade inteligente búzios: entre paradigmas e percepções, Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, Fevereiro/2014.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LELIS, Eliacy C. Mobilidade Urbana Sustentável. Material de apoio da disciplina Mobilidade Urbana – Fatec Zona Leste, 2019.
LEMOBS. Singapura: Um exemplo de smart city que você precisa conhecer.<http://www.lemobs.com.br/Lemobs/Blog/2018/07/30/singapura-um-exemplo-de-smart-city-que-voce-precisaconhecer/> Acesso em 12/10/2019.
MARCONI, M.A & LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6° edição, São Paulo: Atlas, 2001.
MARTINS, G.A. & PINTO, R.L. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
PREFEITURA DA CIDADE DE ARMAÇÃO DOS BUZIOS. Disponível em: < http://buzios.rj.gov.br/> Acesso em 30/09/2019.
QUINTERI, H.S; MEYER, I.V; SPECHT P.C. A cidades e comunidades inteligentes <https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/bisus-2018-vol1-a-cidades-e-comunidadesinteligentes.pdf> Acesso em 12/10/2019.
SONDA. Smart city: o que é e como aplicar esse conceito na sua empresa. 2017. Disponível em: <https://blog.sonda.com/smart-city-o-que-e/> Acesso em 15/09/2019.
TRENTINI, M.; PAIM, L. Pesquisa em Enfermagem. Uma modalidade convergente-assistencial. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.
VELOSO, Roger. Descubra quais são os desafios das cidades inteligentes no Brasil.. Disponível em: <https://blog.houer.com.br/desafios-das-cidades-inteligentes-no-brasil/> Acessado em 16/09/2019.
WEG. Cidades Inteligentes: o que são e suas principais vantagens. Disponível em: <https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/cidades-inteligentes-o-que-sao-e-suasprincipais-vantagens> Acesso em 13/09/2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Édipo Rodrigues De Oliveira, Eliacy Cavalcanti Lelis , Thiago Martins dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.