Do Circuito ao Mercado

Avaliação da Sustentabilidade da Fórmula E e Seu Impacto no Brasil

Autores

  • Celso Jacubavicius Fatec Zona Leste
  • Claudia Vieira de Souza Daroncho Unidade de Pós Graduação do Centro Paula Souza
  • Celio Daroncho Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.3.1-4

Palavras-chave:

Fórmula E, automobilismo, motores elétricos, inovação, sustentabilidade, popularidade

Resumo

A demanda por mobilidade urbana continua a aumentar e a paisagem em transformação tem profundas repercussões em uma variada gama de questões, como saúde, segurança, água, transporte e consumo de energia. Por esta razão, para alcançar a urbanização sustentável, as cidades devem gerar melhores oportunidades de emprego, expandir a infraestrutura necessária, garantir acesso igualitário aos serviços, preservar os recursos naturais dentro da cidade e áreas circunvizinhas. Neste contexto, mesmo no automobilismo (particularmente na FIA), as tendências futuras começam a se orientar para questões de sustentabilidade e há um crescente interesse em avaliar o perfil de sustentabilidade dos veículos de corrida. A proteção ambiental e a eco mobilidade representam o principal desafio enfrentado pela Fórmula E, oferecendo veículos elétricos (VEs) projetados para combinar tecnologia, inovação e sustentabilidade, bem como permitir a transição para cidades inteligentes de baixo carbono num futuro próximo. Até hoje, as questões de sustentabilidade na Fórmula E foram tratadas exclusivamente em nível de sistema (ou seja, logística e gestão, viagens, infraestrutura e assim por diante), mas não existem estudos em nível de componentes. O desenvolvimento tecnológico relacionado ao campo de desempenho em corridas também tem potencial para impulsionar a inovação, apoiando assim a melhoria contínua do powertrain elétrico em termos de eficiência, desempenho e uso otimizado de materiais, como terras raras para motores elétricos e materiais ativos para baterias. O objetivo do artigo é o desenvolvimento e implementação de uma abordagem metodológica personalizada para avaliar os impactos ambientais de todo o Ciclo de Vida (CV) de um motor elétrico da Fórmula E. A coleta de dados primários é funcional para aumentar o conhecimento e o inventário relacionados à aplicação específica. Ao mesmo tempo, os resultados fornecem indicações úteis para melhorar o desenvolvimento do produto sob a perspectiva do ecodesign e garantir a transferência de tecnologia dos carros de corrida de alto desempenho para os veículos comerciais.

Downloads

Referências

ABNT (2024) (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) > Acesso em 04 março de 2024.

Comparativo: carro de Fórmula 1 x Fórmula E. Disponível em: Acesso em 04 março de 2024.

Del Pero F, Berzi L, Antonia Dattilo C, Delogu M. Environmental sustainability analysis of Formula-E electric motor. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part D: Journal of Automobile Engineering. 2021.

F1 São Paulo. (2024) Recorde e impacto de R$ 1,64 bi na economia de São Paulo. Disponível em: <https://f1saopaulo.com.br/> Acesso em 04 março de 2024

Financial report: Formula E revenue & audience grow again, "Vancouver sting" sits deep, 2022. Disponível em: <https://e-formula.news/news/formula-e-news/formula-e-news-detail/2022-financial-report-formula-e-sales-audience-grow-again-vancouver-sting-sits-deep-12987> Acesso em 04 março de 2024

ISO. (2024). ISO 20121: Event sustainability management systems - Requirements with guidance for use. Geneva, Switzerland: ISO.

ISO. (2024). The ISO survey of management system standard certifications 2015: Executive summary. Acessado de ISO - International Organization for Standardization

Prefeitura de São Paulo. (2023) Etapa da Fórmula E em São Paulo supera expectativas e tem impacto econômico de R$180 milhões. Disponível em: <https://www.capital.sp.gov.br/> Acesso em 04 março de 2024.

Næss, Hans. Corporate greenfluencing: a case study of sponsorship activation in Formula E motorsports. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship. ahead-of-print (2020).

Næss, Hans & Tjønndal, Anne. Innovation, Sustainability and Management in Motorsports: The Case of Formula E (2021).

Pace, Cristiana. Low-carbon sustainable transitions in the motorsport industry the case of FIA Formula E (2019).

Robeers, Timothy. ‘We go green in Beijing’: situating live television, urban motor sport and environmental sustainability by means of a framing analysis of TV broadcasts of Formula E. Sport in Society (2019).

Schumpeter, J. A. (1983). The theory of economic development: An inquiry into profits, capital, credit, interest, and the business cycle. Transaction Books.

Standaert, Willem & Jarvenpaa, Sirkka. (2016). Formula E: Next Generation Motorsport with Next Generation Fans.

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Jacubavicius, C., Daroncho, C. V. de S., & Daroncho, C. (2024). Do Circuito ao Mercado: Avaliação da Sustentabilidade da Fórmula E e Seu Impacto no Brasil. Advances in Global Innovation & Technology, 3(1), e31235. https://doi.org/10.29327/2384439.3.1-4

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.