40 anos de Joint Venture no Brasil
Como Parcerias Regionais Impulsionaram Setores Econômicos
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.3.3-5Palavras-chave:
Joint Venture, Colaboração Estratégica, Motivações EmpresariaisResumo
O artigo aborda a origem histórica e o conceito de joint ventures, destacando sua evolução desde práticas comerciais antigas até sua aplicação contemporânea na globalização. A joint venture é definida como uma colaboração entre empresas para buscar benefícios econômicos, expandir-se ou diversificar, podendo envolver a criação de uma nova entidade com diferentes estruturas de participação. Os motivos para formar uma joint venture incluem aquisição de tecnologia, assimilação de conhecimento, expansão de mercado e superação de desafios financeiros. Destacam-se as vantagens estratégicas, como compartilhamento de recursos, acesso a novos mercados, economia de escala, eficiência na produção, transferência de tecnologia e diversificação do portfólio. No entanto, são discutidas também desvantagens, como o tempo e recursos necessários para iniciar e administrar a joint venture, além dos conflitos de interesses.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. Manual das sociedades comerciais. 1987. Disponível em: <https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:rede.virtual.bibliotecas:livro:1978;000024255> Acesso em: 10 setembro 2024.
BARNEY, J; HESTERLY, W. Administração estratégica e vantagem competitiva. 2011. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=4744699> Acesso em: 10 setembro 2024.
BASSO, M. Joint ventures: manual prático das associações empresariais. 2002. Disponível em: <https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:rede.virtual.bibliotecas:livro:1998;000190950> Acesso em: 10 outubro 2024.
BITTAR, C. Curso de direito civil. 1994. Disponível em: https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:rede.virtual.bibliotecas:livro:1994;000649308 Acesso em: 25 agosto 2024.
CARVALHO, P. Joint Venture: Uma visão econômico-jurídica para o desenvolvimento empresarial. 2003. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/942/2/20401446.pdf> Acesso em: 15 setembro 2024.
DOZ, Y; HAMEL, G. A vantagem das alianças: a arte de criar valor através das parcerias. 2000. Disponível em: <https://www.fdc.org.br/conhecimento/publicacoes/livro-255> Acesso em: 10 agosto 2024.
EIRIZ, V. Proposta de tipologia sobre alianças estratégicas. Revista de Administração Contemporânea. 2001. Disponível em: <https://ifbae.s3.eu-west-3.amazonaws.com/file/congres/2003_trab27.pdf> Acesso em: 18 setembro 2024.
FALCONE, P. Origem e Evolução Histórica das Joint Ventures. 2013. Disponível em: <https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=12068> Acesso em: 05 outubro 2024.
FERRAZ, D. Joint Venture e Contratos Internacionais. 2001. Disponível em: <https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:rede.virtual.bibliotecas:livro:2001;000594575> Acesso em: 09 setembro 2024.
FEY, Cl; BEAMISH, P. Organizational climate similarity and performance: international joint ventures in Russia. 2001. Disponível em: <https://scirp.org/reference/referencespapers.aspx?referenceid=1761698> Acesso em: 11 agosto 2024.
GHERSI, C. Contratos civiles y comerciales. 1998. Disponível em: <https://www.academia.edu/36349493/contratos_civiles_y_comerciales_ghersi_carlos_alberto_en_pdf> acesso em: 17 agosto 2024.
HITT, M; HOSKISSON, R. E; IRELAND, D. Administração estratégica. 2008. Disponível em: <https://01655439761482130622.googlegroups.com/attach/4aa4205e93fd9/ADMINISTRACAO%20ESTRATEGICA%20HITT.pdf?part=0.1&vt=ANaJVrEbDiupDvFJKeoCjevUTvsI6f1G9llQr_QEfnbKrh-5Jbf3zRc8SsBOYetT-y3MnVeEMTIYdFlI6jP4ECKuCMLRiVFN3K_vYaf42wGpuvASEB0q2ew> Acesso em: 25 agosto 2024.
HYDER, A. Differences between developed and developing country joint ventures - a reality or a myth?. 1999. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0969593199000165> Acesso em: 13 setembro 2024.
INKPEN, A; BEAMISH, P. Knowledge, bargaining power, and the instability of international joint ventures. 1997. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/259228> Acesso em: 17 setembro 2024.
KEEGAN, W; GREEN, M. Princípios de Marketing Global. 1999. Disponível em: <https://books.google.com/books/about/Princ%C3%ADpios_de_marketing_global.html?hl=pt-BR&id=CVtVAAAACAAJ> Acesso em: 11 outubro 2024.
KOTABE, M; HELSEN, K. Administração de Marketing Global. 2000. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/903/2/20351224.pdf> Acesso em: 27 agosto 2024.
LAKATOS, E. V; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.
LE PERA, S. Joint Venture y Sociedad: Acuerdos de coparticipación empresária. 1984. Disponível em: <https://books.google.com/books/about/Joint_venture_y_sociedad.html?id=rDZTnQAACAAJ> Acesso em: 22 setembro 2024.
MARQUES, A. Aspectos Relevantes Da Joint Venture Nacional E Internacional. 2016. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/direito/article/view/2017/8781> Acesso em: 10 agosto 2024.
MCDANIEL, S.; RYLANDER, D. H. Strategic Green Marketing. The Journal of Consumer Marketing, March 10; pp. 4-10: 1993.
MILGATE, M. Alliances, outsourcing and the lean organization. 2001. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3372/337228636005.pdf> Acesso em: 07 outubro 2024.
MIRANDA, M; MALUF, C. O contrato de joint venturecomo instrumento jurídico de internacionalização das empresas. 2009. Disponível em: <https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/28558-28576-1-PB.pdf> Acesso em: 06 agosto 2024.
NOONAM, C. Practical Management: Developing International Business. 1999. Disponível em: <https://discovery.hw.ac.uk/primo-explore/fulldisplay/44hwa_alma2131623020003206/44HWA_V1> Acesso em: 26 setembro 2024.
OLIVEIRA, V; DRUMMOND, A; RODRIGUES, S. Joint venture: aprendizagem tecnológica e gerencial. 1999. Disponível em: <https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=6364&shelfbrowse_itemnumber=9463> Acesso em: 06 outubro 2024.
RASMUSSEN, U.W. Holdings e joint ventures. 1988. Disponível em: <7912-33439-1-PB.pdf> Acesso em: 13 setembro 2024.
SAUNDERS, M; LEWIS, P; THORNHILL, A. (2010). Research Methods for Business Student. England: Pearson Education Limited, 2009.
SCHOPPE, J. Fatores de sucesso para implementação de joint ventures Brasileiras no Brasil. 2008. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/131487 >. Acesso em: 15 outubro 2024.
VILLELA, A. Formação de joint ventures como alternativa para investimentos estrangeiros no setor sucroalcooleiro brasileiro. 2008. Disponível em: <https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/901191> Acesso em: 06 agosto 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Abel de Andrade Baptista, Emilly Negreiros da Silva, Tainah Ariane Bueno Soares, Rosana Aparecida Bueno de Novais, Barbara Corral e Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.