A Cultura do Cancelamento
Um Estudo de Empresas de Fast-Food
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-4Palavras-chave:
Cultura do cancelamento, Internet, Opinião Pública, PropagandaResumo
O presente artigo busca analisar o fenômeno da cultura de cancelamento e linchamento virtual, ocorrido via internet, que se tornou a veracidade da opinião pública diante de determinada situação ou pessoa jurídica, e os desafios que estes conflitos trazem para a vida corporativa e o mercado econômico das empresas. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica, descritiva e estudos de casos múltiplos para analisar o cancelamento e seus efeitos nas empresas Madero, Giraffas e Burguer King; que sofreram com a cultura do cancelamento nas redes sociais por causa dos posicionamentos de seus colaboradores ou propaganda. É perceptível que, meses após o ocorrido, as pessoas voltam a comprar os produtos destas empresas, esquecendo o motivo pela qual condenou certa companhia. Caso resolvido, as organizações conseguem reverter a publicidade negativa em positiva. Este artigo contribui para compreender e conhecer mais sobre a cultura do cancelamento e como ela afeta as empresas. O fenômeno é relativamente novo e qualquer empresa, seja de grande ou médio porte, está sujeito a ser cancelada.
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