Avaliação de Usabilidade do Teams Utilizando a Escala de Usabilidade de Sistema

Autores

  • Petrus Fernandes de Melo FATEC Zona Leste
  • Cristina Corrêa de Oliveira FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-5

Palavras-chave:

Usabilidade, Teams, SUS

Resumo

Sistemas gestão acadêmicos são comuns nas instituições públicas de ensino superior, pois elas organizam o dia a dia da comunidade acadêmica. Os aplicativos que auxiliam o ensino e a aprendizagem são essenciais e a usabilidade percebida por esta ferramenta é um aspecto importante para os docentes. Este trabalho utiliza o Microsoft Teams, como plataforma de referência, para a avaliação da usabilidade, dado que ele foi adotado pelo Centro Paula Souza para todas as unidades de ensino. Para fins de avaliação foi aplicado um questionário com questões demográficas como idade, a presença do docente na instituição em 2020, grau de escolaridade e a Escala de Usabilidade do Sistema. Dos 155 docentes, apenas 55 participaram voluntariamente. Fatores demográficos influenciaram pouco no resultado, mas área de atuação pareceu influenciar a avaliação que pode indicar uma influência de uso constante de outros softwares nesta área. Resultados apresentam uma baixa avaliação geral da usabilidade do Teams, especificamente dos docentes que foram obrigados a utilizá-los, o que pode indicar uma experiência não muito boa resultante do período pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distãncia, v. 10, p. 83-92, December 2011. ISSN ISSN: 1806-1362.

BANGOR, A.; KORTUM, P.; MILLER, J. Determining What Individual SUS Scores Mean: Adding an Adjective Rating Scale. J. Usability Studies, Bloomingdale, v. 4, p. 114-123, May 2009. ISSN ISSN: 19313357. Disponivel em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2835587.2835589>.

BARBACCI, M. R. et al. Quality Attributes. Carnegie Mellon University. [S.l.]. 1995.

BAUMGARTNER, J. et al. Pictorial System Usability Scale (P-SUS): Developing an Instrument for Measuring Perceived Usability. Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. 2019. p. 1–11.

BIJARCHIAN, A.; ALI, R. A Model to Assess the Usability of Enterprise Architecture Frameworks. 2013 International Conference on Informatics and Creative Multimedia. [S.l.]: [s.n.]. 2013. p. 33-37.

BROOKE, J. System Usability Scale - SUS. Usability Net. [S.l.]. 1986.

BROOKE, J. SUS: A Retrospective. J. Usability Studies, Bloomingdale, v. 8, p. 29–40, 2013. ISSN ISSN: 1931-3357. Disponivel em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2817912.2817913>.

DARSIE, C.; FURTADO, R. A. Covid-19 e educação básica: reflexões sobre riscos e controle espacial no retorno às aulas presenciais. Roteiro (Joaçaba), v. 47, 2021. ISSN ISSN: 0104-4311.

FATEC ZONA LESTE. Fatec Zona Leste, 2022. Disponivel em: <http://fateczl.edu.br/sobre>. Acesso em: 08 out 2022.

FATEC ZONA LESTE. Fatec Zona Leste, 2022. Disponivel em: <https://www.fateczl.edu.br/enade_2018>. Acesso em: 10 Out 2022.

FORBES. 6 apps mais usados pelos brasileirosLeia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/08/6apps-com-maior-frequencia-de-uso-pelos-brasileiros/. Forbes. [S.l.]. 2022.

HYPOLITO, Á.; CRISTINA, L.; PIZZI, L. Reestruturação curricular e auto-intensificação do trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, v. v. 9, p. 100-112, July 2009. ISSN ISSN: 1645-1384.

ISO 25000 PORTAL. ISO/IEC 25040:2011Systems and software engineering — Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) — Evaluation process. ISO 25000, 2019. Disponivel em: <https://iso25000.com/index.php/en/iso-25000-standards/iso-25010>. Acesso em: 02 Out 2022.

LANDIS, J. R.; KOCH, G. G. The Measurement of Observer Agreement for Categorical Data. Biometrics, v. 33, 1977.

LIMA, O. M. L.; CORDEIRO, N. T. Os impactos ocasionados pela Pandemia Covid-19 no Bem-estar Psicológico de Profissionais de Saúde e Professores / The impacts caused by the Pandemic Covid-19 on the Psychological well-being of the Health Professionals and Teachers. ID on line. Revista de psicologia, v. 15, p. 525–540, 2021. ISSN: 1981-1179. Disponivel em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3157>.

PAL, D.; VANIJJA, V. Perceived usability evaluation of Microsoft Teams as an online learning platform during COVID-19 using system usability scale and technology acceptance model in India. Children and Youth Services Review, v. 119, p. 105535, 2020. ISSN ISSN: 0190-7409. Disponivel em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0190740920313992>.

SAURO, J. A Brief History of Usability. Measuringu. [S.l.]. 2013.

SAURO, J.; LEWIS, J. R. Quantifying the UserExperience. 2a. ed. Cambridge: Elsevier Inc., 2016. ISBN ISBN: 978-0-12-802308-2.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Melo, P. F. de, & Oliveira, C. C. de. (2023). Avaliação de Usabilidade do Teams Utilizando a Escala de Usabilidade de Sistema. Advances in Global Innovation & Technology, 1(3), 52–60. https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-5