Simulação em Filas
Como a Simulação Ajuda na Redução do Tempo de Espera na Fila de uma Drogaria
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12788882Palavras-chave:
Teoria das Filas, Simulação, Atendimento ao cliente, Logística farmacêutica, OtimizaçãoResumo
Ao compreender que a Logística Farmacêutica engloba processos, implementação, planejamento, controle de informação, fluxo de distribuição e gerenciamento dos processos operacionais, este artigo aborta um exemplo de uma drogaria dentro de um shopping, onde há gargalos operacionais, provocando filas de espera que afetam a qualidade de atendimento ao cliente. Visando melhorias através dos indicadores de desempenho, teoria das filas e simulação, com a finalidade da solução ótima, buscou-se atualizar o fluxo de operações dos atendentes a fim de melhorar a experiência do cliente, o que resultou na diminuição do tempo necessário para o atendimento no balcão, agilidade com os apoios técnicos da loja e tendo fluidez em toda experiência de compra e dessa maneira crescendo o nível de satisfação dos consumidores. Destacam-se os desafios específicos enfrentados por esses estabelecimentos e as estratégias para otimizar suas operações para alcançar a excelência operacional e nos indicadores de qualidade e desempenho. Para tanto, contextualiza-se sobre a Logística Farmacêutica, fornecendo uma visão geral dos principais panoramas deste conceito.
Downloads
Referências
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DA BAHIA. As características da logística farmacêutica. 30 set. 2021. Disponível em: https://www.crf-ba.org.br/saiba-mais-sobre-as-caracteristicas-da-logistica-farmaceutica/. Acesso em: 16 nov. 2023.
FOGLIATTI, M. C.; MATTOS, N. M. C. Teoria de filas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2007.
FREITAS FILHO, P. J. Introdução à modelagem e simulação de sistemas. 2. ed. Florianópolis: Visual Books, 2008.
HABOUR, J. L. The basics of performance measurement. Nova Iorque: Productivity Press, 1997.
HARREL, C. R. et al. Simulação de Sistemas: aprimorando processos de logística. 1. ed. Elsevier, 2013.
PRADO, D. Usando o Arena em simulação. 5. ed. Nova Lima: Falconi Editora, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Felipe Campos dos Santos , Rafael Laporta Teodoro , Júlio César Molon Bevilaqua , Roberto Ramos de Morais , Rafael Cavalcanti Bizerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.