Simulação com o Sofware Arena

Otimização dos Prazos de Entrega no Quick Commerce de uma Empresa do Setor de Materiais Para Construção

Autores

  • Ana Lucia Carvalho Lima FATEC Zona Leste
  • Alessandra Cristina Trindade Silva FATEC Zona Leste
  • Isaque Moura de Holanda FATEC Zona Leste
  • Roberto Ramos de Morais FATEC Zona Leste
  • Rafael Cavalcanti Bizerra FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13367861

Palavras-chave:

E-commerce, Processos logísticos, Simulação, Arena

Resumo

O e-commerce é um modelo de negócio que vem conquistando grande espaço nos últimos anos por oferecer maior comodidade ao cliente, possibilitando realizar uma compra de qualquer lugar por meio de um dispositivo eletrônico conectado à internet. Apesar de oferecer benefícios não somente ao cliente, como também para as empresas, junto a essas vantagens vêm os problemas relacionados ao tempo que corre desde a compra até a entrega. A proposta deste artigo é indicar as principais complicações enfrentadas no processo de preparação e entrega dos pedidos para atender o lead time proposto para o mercado e apresentar uma solução para o gargalo. Foi utilizada na pesquisa a metodologia experimental e quantitativa, utilizando a plataforma Arena para a manipulação de dados numéricos e testes das hipóteses variáveis medindo os efeitos resultantes. Por fim, chega-se ao entendimento de que é possível atender às expectativas do tempo de preparação esperado pelo cliente, sem enfrentar gargalos durante o processo. Dessa forma, o Software Arena contribui no método de otimização de processos, apresentando os pontos de gargalo, realizando o objetivo do processo, visto que o objetivo da empresa era reduzir o tempo total de atravessamento do pedido no sistema.

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Referências

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Publicado

04-10-2024

Como Citar

Lima , A. L. C., Silva, A. C. T., Holanda , I. M. de, Morais , R. R. de, & Bizerra , R. C. (2024). Simulação com o Sofware Arena: Otimização dos Prazos de Entrega no Quick Commerce de uma Empresa do Setor de Materiais Para Construção. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(09), e408. https://doi.org/10.5281/zenodo.13367861

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