Logística Internacional
Utilização da metodologia de Análise do centro de gravidade dos fornecedores para consolidação de cargas em âmbito internacional e escolha do modal a ser utilizado
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13367954Palavras-chave:
Cadeia de suprimentos, logística internacional, centro de gravidade, centro de consolidação, comércio exteriorResumo
A globalização ocorrida nos últimos 25 anos levou um incremento significativo da importação de componentes de fornecedores internacionais dado as mercadorias utilizadas em diversos locais do mundo em busca de redução de custos e economias de escala, com a centralização de fabricação de produtos em diversos pontos do mundo o que levou a um aumento considerável na utilização do transporte Internacional desses locais para o restante das empresas. O objetivo deste trabalho é apresentar a utilização da ferramenta centro de gravidade para tomar decisão de qual modal de transporte será utilizado na entrega de produtos, e o resultado encontrado baseia-se na tomada de decisão da colocação de um centro de consolidação, com ponto de recolhimento de mercadorias em determinado ponto do país, é possível conseguir uma redução nos valores de frete, e otimizar o tempo de entrega para abastecimento da empresa. A utilização da metodologia de trabalho utilizada foi pesquisa qualitativa com pesquisa pelo com levantamento referencial bibliográfico.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; STANK, T. P. 21st century logistics: making supply chain integration a reality. Oak Brooks: Council of Logistics Management, 1999.
BOWERSOX, D.; CLOSS, D. J. Logistical Management: The Integrated Supply Chain Process. New York: McGraw-Hill/Irwin, 2011.
CHRISTOPHER, Martin. Logistics & Supply Chain Management. 5th ed. Harlow: Pearson Education Limited, 2016.
FLEURY, P. F.; FIGUEIREDO, K. F.; WANKE, P. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Editora Atlas, 2000
LAMBERT, D. M.; COOPER, M. C.; PAGH, J. D. Supply Chain Management: Implementation Issues and Research Opportunities. The International Journal of Logistics Management, v. 19, 2008.
Scacchetti, A. J A Redução de Custos para as empresas através da consolidação dos embarques de importação, 2011
Schluter, M. R. Introdução a vantagem competitiva. São Paulo: Atlas. 2009
SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKY, P.; SIMCHI-LEVI, E. Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies, and Case Studies. 3rd ed. New York: McGraw-Hill Education, 2017.
Slack, Brian, Stuart Chambers, Robert Johnston, e Alan Betts. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel araújo de Souza, Sérgio Luchiari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.