Os Impactos ao Meio Ambiente Causados pelos Descarte de Materiais e Resíduos de Obras da Construção Civil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11395796Palavras-chave:
Construção Civil, Resíduos, Impactos, Reciclagem, SustentávelResumo
O ramo da construção civil está entre os segmentos que mais contribuem para o desenvolvimento do país. Seu crescimento tem impactado positivamente na geração de empregos e na economia. Por outro lado, a má gestão dos resíduos das obras causa forte impacto negativo ao meio ambiente. O país recicla muito pouco da quantidade de resíduos que produz. Desta forma, essa pesquisa busca entender os impactos ambientais causados pelos materiais e resíduos descartados e identifica oportunidades de mercado para reciclar ou reutilizar de forma consciente, incentivando a qualidade e eficiência no ambiente construído e trazendo mais responsabilidade social e ambiental para a organização. Observando que, a empresa na qual baseou-se a pesquisa não dispõe de uma gestão sustentável, foi possível orientar e apontar possíveis soluções, inicialmente com educação ambiental e redução dos impactos através de economia nos recursos, direcionamento correto dos resíduos e meios de reaproveitamento. Com isso, espera-se que as metas e objetivos da empresa sejam definidas dando prioridade à implantação de uma política ambiental que reduza os impactos e contribua na preservação do meio ambiente.
Downloads
Referências
AGOPYAN VAHAN; VANDERLEY M.JOHN. O Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil, VOL.5, 2011.
ÂNGULO, S. C; ZORDAN, S. E; JOHN,V. M. Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. 1.ed. São Paulo, 2001.
AZEVEDO, GOD; KIPERTOK, A. Resíduos da Construção Civil em Salvador – Os caminhos para uma Gestão Sustentável. 1.ed. Salvador, 2006.
BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2007.
EPELBAUM, M. Sistemas de gestão ambiental e Modelos e ferramentas da gestão ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. São Paulo: Senac, 2006.
LIMA, A.R.O; ALMEIDA, J.J. S. Impactos Ambientais causados pelos resíduos da Construção Civil em Imperatriz - Maranhão, 2018.
MACEDO, A. T; MARTINS, M. F. A Sustentabilidade urbana na perspectiva das empresas construtoras em Campina Grande – PB, 2011.
PEREIRA, M.L.Z. Gestão de Qualidade aplicada a canteiros de obras. 2011. Disponivel em: http://www.Repositorioinstitucional.ufmg.br Acesso em: 13/10/23.
PEROTTO, E. Aspectos ambientais do setor da construção civil. 2007. Disponivel em: http://www.revistasg.uff.br/sg/artcle Acesso em: 13/10/23.
SEBRAE. Meio Ambiente. 2011. Disponivel em: http://www.sebrae.com.br Acesso em: 13/10/23.
SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE SP. Gestão ambiental de resíduos da construção civil: a experiência do Sinduscon-SP. 2005. Disponivel em: https://sindusconsp.com.br Acesso em: 13/10/23.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Anna Julia Ferreira da Silva Tomazia, Maria Clara da Silva França, Michelle Francisco da Silva, Léa Paz da Silva, José Abel de Andrade Baptista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.