A Ascensão do Motofrete no E-commerce da cidade de São Paulo
Uma Nova Era de Competitividade
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14939050Palavras-chave:
Motofrete, Logística, E-commerce, ConsumidoresResumo
Este estudo tem como objetivo abordar a ascensão do motofrete no E-commerce, com foco na nova era de competitividade na cidade de São Paulo. A pesquisa identifica o crescimento e o avanço da tecnologia no comércio eletrônico, com compras e vendas realizadas pelos consumidores por meio da internet, tornando o processo mais acessível e prático. A crescente demanda por entregas rápidas e eficientes tem impulsionado o surgimento de novas soluções logísticas. Nesse contexto, o motofrete se torna um fator diferencial em uma cidade onde a mobilidade urbana é impactada por altos índices de tráfego e demandas elevadas. Para o desenvolvimento deste estudo, a metodologia empregada foi o levantamento de dados em quatro empresas do segmento de transporte, especializadas no motofrete, que atuam em forma de sociedade, combinada com uma abordagem qualitativa e quantitativa. O motofrete é essencial no transporte de produtos, destacando-se especialmente nas zonas urbanas de São Paulo, pois facilita a agilidade e a entrega de mercadorias, otimiza a logística e contribui para a ampliação dos serviços de entrega, permitindo maior eficiência no e-commerce e satisfação dos consumidores.
Downloads
Referências
ARANTES, Vivianne Dantas. E-commerce: A expansão do setor no Brasil e o comportamento do consumidor. São Paulo, 2016.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BALLOU, R. H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2007.
CAMERON, D. Electronic commerce: the new business platform of the internet. Charleston: Computer Technology Research, 1997.
CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégias para redução de custos e melhoria de serviços. São Paulo: Pioneira, 1997.
FLEURY, Paulo Fernando; MONTEIRO, Fernando José Retumba C. O desafio logístico do e-commerce. Revista Tecnologística, São Paulo, ano VI, n. 56, p. 34-40, jul. 2000.
FONSECA, Gustavo. Curso Motofretista: aprenda tudo sobre a profissão. 2022. Disponível em: https://doutormultas.com.br/curso-motofrete/. Acesso em: 12 out. 2024.
G1. Após um ano de pandemia, número de profissionais de motofrete cresce 40% em um ano na cidade de SP. G1 São Paulo, São Paulo, 7 mar. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/03/07/apos-um-ano-de-pandemia-numero-de-profissionais-de-motofrete-cresce-40percent-em-um-ano-na-cidade-de-sp.ghtml. Acesso em: 14 out. 2024.
GUERREIRO, A. S. Análise da eficiência de empresas de comércio eletrônico usando técnicas da análise envoltória de dados. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2006.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. Tradução Arlete Simille Marques. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2004.
MASSA, Rubens M. O “Boom” das plataformas de delivery no Brasil e suas consequências peculiares. 2022. Disponível em: https://portal.fgv.br/artigos/boomplataformas-delivery-brasil-e-suas-consequencias-peculiares. Acesso em: 14 out. 2024.
MEDEIROS, Aíra G. et al. A expansão do comércio eletrônico e seu impacto na mobilidade urbana de São Paulo. Mauá/SP, 2022. (Colaboração III FATECLOG).
NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento na cadeia de distribuição. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
PORTER, Michael E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
RANIERI, L.; DIGIESI, S.; SILVESTRI, B. et al. A Review of Last Mile Logistics Innovations in an Externalities Cost Reduction Vision. Sustainability, v. 10, 2018.
REYES, D.; SAVELSBERGH, M.; TORIELLO, A. Vehicle routing with roaming delivery locations. Transportation Research Part C, v. 80, pp. 71-91, 2017.
SAITO, A. Gestão Organizacional: descobrindo uma chave de sucesso para os negócios. São Paulo: Saraiva, 2006.
VASCONCELLOS, E. A. O custo social da motocicleta. Revista dos Transportes Públicos, São Paulo, ano 30, n. 31, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriana Monteiro da Silva, Italo Costa Silva, Michael Douglas Targino de Oliveira, Vitor de Almeida Bispo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.