Sustentabilidade em Aeroportos
Aeroporto Internacional de Confins X Aeroporto Internacional de Salvador
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.2.4-8Palavras-chave:
Sustentabilidade, Meio Ambiente, Gestão AeroportuáriaResumo
O crescimento acentuado de aeroportos no Brasil está causando danos irreparáveis ao meio ambiente e traz como consequência inseguranças sobre o futuro do planeta e das próximas gerações. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar ações na gestão aeroportuária que influenciam no meio ambiente e mostrar projetos sustentáveis que muitos aeroportos pelo Brasil estão implementando em sua estrutura, com foco no Aeroporto Internacional de Salvador (BA) e o Aeroporto Internacional de Confins (MG) que demonstra uma boa correlação entre meio ambiente e setor aéreo. A análise está nas ações que os aeroportos adotam em suas estratégias de operação, atuação e medidas com uma visão ecológica, podendo utilizar de novas tecnologias para uma gestão mais econômica e após uma pesquisa cautelosa foi possível identificar uma grande preocupação em relação a sustentabilidade que a cada dia cresce continuamente e que ainda sim, é um caminho longo e de grande relevância.
Downloads
Referências
ANAC. Aeroportos Sustentáveis. Disponível em < https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/meio-ambiente/aeroportos-sustentaveis > acessado em 22/010/2023
BH AIRPORT. O aeroporto. Disponível em: <https://site.bh-airport.com.br/SitePages/pt/bh-airport/aeroporto.aspx.> Acesso em 30 mar.2023
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CORREIO 24 HORAS. Aeroporto de Salvador funciona com 30% de energia gerada por usina solar. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aeroporto-de-salvador-funciona-com-30-de-energia-gerada-por-usina-solar/> acesso em 09 de maio de 2023.
CUNHA, Norberto. Trunfos de uma geografia activa: desenvolvimento local, ambiente, ordenamento e tecnologia. Livro, 2011.
GOV – MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Aeródromos Sustentáveis 2019. Disponível em: < https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/meio-ambiente/aeroportos-sustentaveis/2019>. Acesso em: 09 maio 2023.
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da Pesquisa: Abordagem teóricoprática. São Paulo, 2007.
RAMOS, Albenides. Metodologia da pesquisa científica: como uma monografia pode abrir o horizonte do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2009.
SANTIAGO, Leonardo. Avaliação de impactos ambientais: as principais ferramentas. Disponível em: <https://blog.waycarbon.com/2016/02/ferramentas-impactos-ambientais/>. Acesso em: 09 maio 2023.
SALVADOR BAHIA AIRPORT. Aeroporto mais sustentável do Brasil por 2 anos seguidos reduz emissão de carbono em mais de 29% Disponível em:<https://www.salvador-airport.com.br/pt-br/aeroporto-mais-sustent%C3%A1vel-do-brasil-por-2-anos-seguidos-reduz-emiss%C3%A3o-de-carbono-em-mais-de-29?id=1> acesso em: 09 de maio de 2023.
SILVA, D. T. da, Garcia, C. M., & Henkes, J. A. (2020). AEROPORTOS VERDES (GREEN AIRPORTS): INICIATIVAS E CERTIFICAÇÕES. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(4), 5–39.
TECHNOLOGY, Airport Carbon Accreditation, 2020. 1 f. TCC (Graduação) – Curso de Ciências Aeronáuticas, Universidade do Sul de Santa Catarina, Montreal, 2020.
ULTRAERNEGIA. BH AIRPORT. Disponível em: <https://www.ultra.eng.br/projects/bh-airport.> Acesso em: 05 maio 2023.
VINCI AIRPORTS. Aeroporto de Salvador é reconhecido como o mais pontual do mundo entre os aeroportos de tamanho médio. Disponível em: <https://www.aeroflap.com.br/salvador-bahia-airport-e-reconhecido-como-o-mais-pontual-do-mundo-entre-os-aeroportos-de-tamanho-medio/>. Acesso em: 26 mar. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bárbara Brenda Oliveira dos Santos, Liandra da Silva Lemos, Yasmin Tai Suga de Oliveira, Marcos Jose Correa Bueno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.