Empreendedorismo Corporativo
Fator Necessário para Inovação da Corporação
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.3.3-2Palavras-chave:
Empreendedor Corporativo, Práticas de empreendedorismo, Segmentação de empreendimento, Inovação corporativaResumo
Esse trabalho tem como objetivo geral demonstrar como o empreendedor corporativo pode tornar a inovação dentro da empresa mais liberal, definindo não apenas o que é o empreendimento corporativista, mas também a contextualização para descrever o processo de implementação e incentivos no empreendedor organizacional. A justificativa do trabalho, é baseado nas dificuldades de inovação que as empresas possuem para resolver os problemas que podem surgir, como forma de auxiliar a melhora nos resultados e rentabilidade dos negócios. A metodologia aplicada é o uso de pesquisas bibliográficas visando o objetivo geral de como demonstrar os benefícios do empreendedorismo corporativo no ambiente organizacional das empresas. Os resultados do trabalho visam aprimorar os processos corporativistas, implementando conceitos de empreendedorismo, do mesmo modo capacitando os colaboradores de compreenderem sua aplicabilidade nas empresas, além de explicar os processos gerencias, pois podem ser utilizados como um plano de ação para atingir o objetivo principal da estratégia de gestão.
Downloads
Referências
M COMPANY. A century of innovation: the 3M story. St. Paul, Mn: 3M Co, 2015.
ANDRADE, M.M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.
ABRANCHES, R. DAMACENO, K. F. Empreendedorismo corporativo: Uma mudança no comportamento organizacional para obtenção da competitividade. Revista da Faculdade de Ciências sociais aplicadas do Sul de Minas - Facesm. 2005. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/303_Empreend.Corporativo.revisadokarina.pdf. Acesso em: 15 Set. 2024.
BARBOSA, R. E. Empreendedorismo: Seu desenvolvimento, como é o seu ensino, e a sua importância aos jovens. Revista do Departamento de Administração da FEA. Ed, Vol. 7, 2012. Disponível em: https://revistas.puc sp.br/index.php/caadm/article/view/27391. Acesso em: 31 Ago. 2024.
DRUCKER, P. F. (1985). Innovation and entrepreneurship. New York: Harper &Row.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo Corporativo: Como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
DOLABELA, F. O segredo de Luísa. 3 ed. São Paulo: Cultura, 2004.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
GEHLEN, L. Empreendedorismo corporativo: Aspectos de inovação e mudança organizacional. Revista Gestão e Desenvolvimento. 2024. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/download/1050/1471/2986, Acesso em: 15 Set. 2024.
GERHARDT, T. E., & SILVEIRA, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. (Organizadores) Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
HENRIQUE, D. C. CUNHA, S. da. Definições e formas de empreendedorismo corporativo: uma revisão teórica. Revista Administração de empresas. Vol. 1, 2012. Acesso em: 15 Set. 2024.
HISRICH, R. D., &; PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5° ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
IBIE - Instituto Brasileiro de Intra-Empreendedorismo. 2006. O Valor das pessoas no desafio de inovar. Revista Exame. Ed. 864, ano 40, no. 6, p. 65-78.
MANDALA, S. Why Leading Companies Like Google and 3M Encourage a Flow State at Work | Sneha Mandala - Specialist in Sustainable Peak Performance. Disponível em: https://snehamandala.com/why-leading-companies-like-google-and-ideo-encourage-a-flow-state-at-work/. Acesso em: 28 Set. 2024.
SAVOIA, A. e COPELAND, P. Entrepreneurial Innovation at Google. 2011 – IEEE Computer Society. Disponível em: https://static.googleusercontent.com/media/research.google.com/pt-BR//pubs/archive/41469.pdf Acesso em: 26 dez. 2024.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. (2005). Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. Rev. Atual. Florianópolis: UFSC.
TAVARES, F. C. et al. Gestão Comercial: Olhares múltiplos na gerência de recursos. Rio de Janeiro: Rede, 2020.
TIDD, J., BESSANT, J. E PAVITT, K. (2003), ManagingInnovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change, John Wiley& Sons, Chichester.
VERRE, Caroline. O que é empreendedorismo corporativo e qual é seu impacto?
Disponível em: https://blog.singularityubrazil.com/blog/empreendedorismo-corporativo/#:~:text=A%20empresa%20permite%20que%20seus,como%20uma%20l%C3%ADder%20nesse%20sentido. Acesso em: 27 dez. 2024
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ali Antonio Abrão Junior, Mauricio Moreira de Paulo, Felipe da Silva Santos, Wendel Silva do Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.