Contribuição do Modal Ferroviário no Escoamento da Produção da Soja em Grão no Estado Do Paraná

Autores

  • Gerlândia Rosana de Almeida FATEC Zona Leste
  • Vitor Youiti Carneiro FATEC Zona Leste
  • Maria Helena Veloso Salgado FATEC Zona Leste
  • Leandro Colevati dos Santos FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-2

Palavras-chave:

Soja, Brasil, Transporte ferroviário, Paraná, PIB

Resumo

A soja tem participação considerável no PIB brasileiro através dos grandes volumes exportados. O Estado do Paraná, sendo o segundo maior produtor do grão, tem igual importância nesta participação. Como em todo o país, há certos problemas de infraestrutura, o objetivo deste estudo é analisar o impacto gerado pela utilização do transporte ferroviário no escoamento da produção de soja no Estado do Paraná. Este documento trata-se de um estudo bibliográfico que utilizou como fonte principal os dados oficiais do governo do estado do Paraná sobre os transportes, e dados da Embrapa sobre a soja. Após todos os dados coletados, foi possível observar que se faz necessário uma maior exploração do transporte ferroviário pois ele trará redução de custos e consequente lucro aos produtores. O valor que seria gasto com a logística passa então a ficar disponível para um maior investimento na produção, o que consequentemente trará mais lucros, e assim sucessivamente.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Almeida, G. R. de, Carneiro, V. Y., Salgado, M. H. V., & Santos, L. C. dos. (2023). Contribuição do Modal Ferroviário no Escoamento da Produção da Soja em Grão no Estado Do Paraná. Advances in Global Innovation & Technology, 1(3), 18–26. https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-2

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