Gestão de Namings Rights em São Paulo - SP e seus Impactos na Mobilidade Urbana
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-8Palavras-chave:
Namings Rights, Nome, Metrô, Estádio Desportivo, São PauloResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a gestão de Namings Rights nos estádios desportivos e nas estações de metrô da cidade de São Paulo. O termo Namings Rights refere-se ao direito de atribuir o nome de uma marca ou produto a um lugar construído, como forma de patrocínio. Essa prática começou na década de 1970 com os estádios desportivos e, a partir de junho de 2021, algumas estações do metrô de São Paulo começaram a ser adquiridas como tentativa de aumentar a renda não tarifária da companhia metroviária. Com o objetivo de compreender os desdobramentos desse processo e quais os impactos para a mobilidade urbana e o sentimento de pertencimento da população, propõe-se um estudo bibliográfico e documental por meio de livros, artigos científicos, notícias de jornais, leis e decretos municipais. Constata-se que não houve consultas e audiências públicas para elaboração de projetos de lei e diretrizes legais para organização da gestão e transparência na divulgação das licitações, concessões e contratos com as empresas privadas.
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