Adaptabilidade do Ensino Superior de Logística para Aulas Remotas Durante a Pandemia

Autores

  • Gustavo Mendes Corrêa Fatec Guarulhos
  • Lucas Silva de Sousa Fatec Guarulhos
  • Regiane de Fatima Bigaran Malta Fatec Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-6

Palavras-chave:

Logística, Ensino remoto, Covid-19, Tecnologia, Adaptabilidade

Resumo

A pandemia de Covid-19, que avançou pelo mundo no início de 2020, despertou diversas situações e exigiu ações emergenciais dos governantes em diversas áreas, sendo uma delas o âmbito educacional, pois devido a regra de isolamento e distanciamento social, sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as instituições foram fechadas e como alternativa foram instituídas as salas virtuais. Entretanto essa mudança ocasionou em desafios de adaptação, tendo em vista que os docentes e os discentes tiveram que migrar todo o plano de estudo para o ambiente online, porém a prática do ensino remoto trouxe inovações para a aprendizagem, visando as dificuldades e os benefícios encontrados este estudo busca analisar a adaptabilidade dos alunos que migraram para o ensino superior remoto, verificando os principais impactos e desafios superados por eles, mediante estudo de caso com aspecto qualitativo implementado em um curso superior de Logística de uma Instituição Tecnológica de Ensino Superior localizada no Estado de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, B. O; ALVES, L. R. G. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282 Acesso em: 15 setembro 2022.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 25 setembro 2022.

AVELINO, W. F; MENDES, J. G. A realidade da educação brasileira a partir da COVID19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 2(5), 56-62, 2020 DOI: 10.5281/zenodo.3759679. Acesso em 02 outubro 202.

BOTOMÉ, S. P. Contemporaneidade, Ciência, Educação e...verbalismo! Erechim: Editora da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, 1994.

BOTOMÉ, S. P.; KUBO, O. M. Responsabilidade social dos programas de Pós-graduação e formação de novos cientistas e professores de nível superior: interação em Psicologia, 2002. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/viewFile/3196/2559 Acesso em 26 setembro 2022.

BRASIL. Diário Oficial da União. Ministério da Educação/Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-demarco-de-2020-248564376. Acesso em: 25 setembro 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 25 setembro 2022.

CANI, J. B., SANDRINI, E. G. C., SOARES, G. M.; SCALZER, K. Educação e COVID-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, 6(1), 23-39, 2020. doi: 10.36524/ric.v6i1.713 Acesso em 02 outubro 2022.

DENZIN, N. K; LINCOLN, I. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GONÇALVES, V. COVIDados a inovar e a reinventar o processo de ensino-aprendizagem com TIC. Revista Pedagogia em Ação, 13(1), 43-53, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23752/16766: Acesso em 02 outubro 2022.

GOODE, W.J.; HATT, P.K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional, 1979.

GOULART, N. Estudo do Ipea mostra que 60% dos universitários trabalham, 2012. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/estudo-do-ipea-mostra-que-60-dos-universitarios-trabalham/ Acesso em 11 setembro 2022.

LAMBERT, D. M.; COOPER, M. C.; PAGH, J. D. Supply chain management: implementation issues and research opportunities. The International Journal of Logistics Management. Flórida, v. 9, n. 8, p. 1-19, 1998.

MOREIRA J. A., HENRIQUES, S., & BARROS, D. M. V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 351- 364, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9756/1/2020_Transitando%20de%20um%20ensino%20remoto%20emergencial%20para%20uma%20educa%c3%a7%c3%a3o%20digital%20em%20rede%2c%20em% 20tempos%20de%20pandemia.pdf Acesso em 26 setembro 2022

NASCIMENTO, F. G. M., BENEDETTI, T. R; SANTOS, A. R. dos. Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19/Use of the Pest Game Inc.: a possibility for Science Education in the days of COVID-19. Brazilian Journal of Development, 6(5), 25909-25928, 2020. doi: 10.34117/bjdv6n5-156. Acesso em 02 outubro 2022.

OECD. Supporting the continuation of teaching and learning during the COVID-19 Pandemic Annotated resources for online learning. Paris: OECD Publishing, 2020. Disponível em:

https://www.oecd.org/education/Supporting-the-continuation-of-teaching-and-learningduring-the-COVID-19pandemic.pdf. Acesso em 25 agosto 2022.

OMS batiza novo coronavírus de covid-19 e diz que ele é ameaça grave. Folha de São Paulo, São Paulo, 11 fevereiro 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/02/oms-batiza-o-novocoronavirus-de-covid-19-e-diz-que-ele-e-ameaca-grave.shtml. Acesso em 26 agosto 2022.

OPAS. Organização Pan-Ameicana de Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19#:~:text=Em%2031%20de%20dezembro%20de,identificada%20antes%20em%20seres%20humanos Acesso em: 23 agosto 2022.

PLATT, A. A. Logística e Cadeia de Suprimentos, 2015. Disponível em: http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB3_2013-2/Modulo_6/Logistica/material_didatico/logistica_e_cadeia_de_suprimentos-3ed-online.pdf Acesso em 02 setembro 2022.

POY, R.; GONZALES-AGUILAR, A. Factores de éxito de los MOOC: algunas consideraciones críticas. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologia da Informação, n. E1, v. 03, p. 95-118, 2014.

SOARES, L. V.; COLARES, M. L. I. S. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, 12(28), 2020. DOI: 10.28998/2175- 6600.2020v12n28p19-41 Acesso em 2 outubro 2022.

VIEIRA, M. F. A Gestão de EaD no contexto dos Polos de Apoio Presencial: Proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privadas. Tese (Doutoramento em Educação) - Universidade Aberta, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7182. Acesso em 20 agosto 2022.

SANTOS JUNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. (2020). Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, 2, 01-15. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583 Acesso em 02 outubro 2022

SCHUELER, P. O que é uma pandemia, 2021. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1763-o-que-e-uma-pandemia. Acesso em 24 agosto 2022.

SILVEIRA, S. R.; BERTOLINI, C.; PARREIRA F. J., CUNHA, G. B. da; BIGOLIN, N. M. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar-Volume 40 Prática Docente, 35, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Sandro-Cunha-2/publication/342431250_Processos_de_transicao_no_ensino_de_matematica_O_caso_da_passagem_do_calcu lo_de_uma_a_mais_variaveis/links/5f4d098f458515a88b998cdc/Processos-de-transicao-no-ensino-dematematica-O-caso-da-passagem-do-calculo-de-uma-a-mais-variaveis.pdf#page=35 Acesso em 03 outubro 2022.

UNESCO. Disrupção educacional e resposta COVID-19, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse Acesso em 24 agosto 2022.

UNESCO. COVID-19 impact on education, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse Acesso em 24 agosto 2022.

UNICEF. Covid-19: Extensão da perda na educação no mundo é grave, e é preciso agir para garantir o direito à Educação, alerta UNICEF, 2022. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-deimprensa/covid-19-extensao-da-perda-na-educacao-no-mundo-e-grave Acesso em 30 agosto 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Corrêa, G. M., Sousa, L. S. de, & Malta, R. de F. B. (2023). Adaptabilidade do Ensino Superior de Logística para Aulas Remotas Durante a Pandemia . Advances in Global Innovation & Technology, 1(3), 61–71. https://doi.org/10.29327/2384439.1.3-6

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)