Sostenibilidad en Aeropuertos
Aeropuerto Internacional de Confins x Aeropuerto Internacional de Salvador
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.2.4-8Palabras clave:
Sostenibilidad, Medio ambiente, Gestión AeroportuariaResumen
O crescimento acentuado de aeroportos no Brasil está causando danos irreparáveis ao meio ambiente e traz como consequência inseguranças sobre o futuro do planeta e das próximas gerações. Com isso, esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar ações na gestão aeroportuária que influenciam no meio ambiente e mostrar projetos sustentáveis que muitos aeroportos pelo Brasil estão implementando em sua estrutura, com foco no Aeroporto Internacional de Salvador (BA) e o Aeroporto Internacional de Confins (MG) que demonstra uma boa correlação entre meio ambiente e setor aéreo. A análise está nas ações que os aeroportos adotam em suas estratégias de operação, atuação e medidas com uma visão ecológica, podendo utilizar de novas tecnologias para uma gestão mais econômica e após uma pesquisa cautelosa foi possível identificar uma grande preocupação em relação a sustentabilidade que a cada dia cresce continuamente e que ainda sim, é um caminho longo e de grande relevância.
Descargas
Citas
ANAC. Aeroportos Sustentáveis. Disponível em < https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/meio-ambiente/aeroportos-sustentaveis > acessado em 22/010/2023
BH AIRPORT. O aeroporto. Disponível em: <https://site.bh-airport.com.br/SitePages/pt/bh-airport/aeroporto.aspx.> Acesso em 30 mar.2023
BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CORREIO 24 HORAS. Aeroporto de Salvador funciona com 30% de energia gerada por usina solar. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aeroporto-de-salvador-funciona-com-30-de-energia-gerada-por-usina-solar/> acesso em 09 de maio de 2023.
CUNHA, Norberto. Trunfos de uma geografia activa: desenvolvimento local, ambiente, ordenamento e tecnologia. Livro, 2011.
GOV – MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Aeródromos Sustentáveis 2019. Disponível em: < https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/meio-ambiente/aeroportos-sustentaveis/2019>. Acesso em: 09 maio 2023.
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da Pesquisa: Abordagem teóricoprática. São Paulo, 2007.
RAMOS, Albenides. Metodologia da pesquisa científica: como uma monografia pode abrir o horizonte do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2009.
SANTIAGO, Leonardo. Avaliação de impactos ambientais: as principais ferramentas. Disponível em: <https://blog.waycarbon.com/2016/02/ferramentas-impactos-ambientais/>. Acesso em: 09 maio 2023.
SALVADOR BAHIA AIRPORT. Aeroporto mais sustentável do Brasil por 2 anos seguidos reduz emissão de carbono em mais de 29% Disponível em:<https://www.salvador-airport.com.br/pt-br/aeroporto-mais-sustent%C3%A1vel-do-brasil-por-2-anos-seguidos-reduz-emiss%C3%A3o-de-carbono-em-mais-de-29?id=1> acesso em: 09 de maio de 2023.
SILVA, D. T. da, Garcia, C. M., & Henkes, J. A. (2020). AEROPORTOS VERDES (GREEN AIRPORTS): INICIATIVAS E CERTIFICAÇÕES. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9(4), 5–39.
TECHNOLOGY, Airport Carbon Accreditation, 2020. 1 f. TCC (Graduação) – Curso de Ciências Aeronáuticas, Universidade do Sul de Santa Catarina, Montreal, 2020.
ULTRAERNEGIA. BH AIRPORT. Disponível em: <https://www.ultra.eng.br/projects/bh-airport.> Acesso em: 05 maio 2023.
VINCI AIRPORTS. Aeroporto de Salvador é reconhecido como o mais pontual do mundo entre os aeroportos de tamanho médio. Disponível em: <https://www.aeroflap.com.br/salvador-bahia-airport-e-reconhecido-como-o-mais-pontual-do-mundo-entre-os-aeroportos-de-tamanho-medio/>. Acesso em: 26 mar. 2023.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Bárbara Brenda Oliveira dos Santos, Liandra da Silva Lemos, Yasmin Tai Suga de Oliveira, Marcos Jose Correa Bueno
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Política de derechos de autor
Al enviar un manuscrito para su publicación en la revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), los autores aceptan, por adelantado y sin restricciones, los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) el derecho de primera publicación del manuscrito, sin ninguna carga financiera, y renuncian a cualquier otra remuneración por su publicación en la revista Journal of Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Al enviarlo al Journal of Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), el manuscrito se licencia automáticamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en la revista Journal Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en la Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar en repositorios o como capítulo de libro), con reconocimiento de la publicación inicial en la Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), siempre que dicho acuerdo no implique una aprobación del contenido del manuscrito o del nuevo vehículo por parte del Journal of Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- A los autores se les permite y se les anima a publicar y distribuir su trabajo en línea, en repositorios institucionales, por ejemplo, después de que se complete el proceso editorial.
- Los autores garantizan que han obtenido el permiso adecuado de sus empleadores para la transferencia de derechos en virtud de este acuerdo, si dichos empleadores poseen algún derecho de autor sobre el manuscrito. Además, los autores asumen toda responsabilidad por posibles infracciones de derechos de autor de estos empleadores, eximiendo a Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda responsabilidad al respecto.
- Los autores asumen toda la responsabilidad por el contenido del trabajo, incluidas las debidas y necesarias autorizaciones para la divulgación de los datos recopilados y los resultados obtenidos, eximiendo al Journal of Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda responsabilidad al respecto.