Simulação com o Software Arena
Um Estudo de Caso em uma Empresa de Armazenagem de Frios
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.3.1-2Palavras-chave:
Transporte; Arena; Simulação; Logística.Resumo
O objetivo do presente estudo foi elaborar uma simulação nas operações logísticas de uma empresa que se especializa em frios, transportando e armazenando cargas que requerem temperaturas baixas ou criogênicas, utilizando para isso o software Arena, para se identificar possíveis gargalos, desperdícios, atrasos e ineficiências nos processos da empresa, e propor soluções para otimizar o tempo, o custo, a qualidade e a satisfação dos clientes. A teoria de simulação destacou o passo a passo do uso do Arena, desde a modelagem, análise de dados e dos relatórios dele. A metodologia partiu de um estudo bibliográfico, descritivo e de caráter quantitativo. Também foi utilizado o método do estudo de caso através da pesquisa de campo de uma empresa real, onde se coletou os dados de tempos para se analisar e elaborar a simulação em Arena. Os resultados da pesquisa realizada no processo logístico de retorno de rota, conferência de carga, descarregamento e manobra de caminhões em uma empresa de distribuição de produtos que demandam temperaturas rígidas, demonstrou a eficácia do software Arena para aprimorar essas operações e que a empresa possui uma operação eficiente, com atendimento dentro do turno estabelecido. Conclui-se que o uso do software Arena permitiu simular detalhadamente cada etapa do processo, desde a chegada dos veículos até a manobra final de posicionamento.
Downloads
Referências
ALVES, Vitor Abel Monteiro et al. Aplicação do software Arena para simulação e modelagem de filas em um restaurante universitário. Gestão da Produção em Foco. Volume 42, p. 73. 2020. Disponível em: < https://www.semanticscholar.org/paper/Aplica%C3%A7%C3%A3o-do-Software-Arena-para-simula%C3%A7%C3%A3o-e-de-em-Alves-Rohde/21b75e6454891f8c6a0db3545b3262ae96ed1ca9>. Acesso em: 27 abr. 2024.
BALLOU, Ronald H. Logistics Network Design: Modeling and Informational Considerations. The International Journal of Logistics Management, Vol. 6, No. 2 (1995) pp.: 39 – 54
COSTA, Fábio JC Leal. Introdução à administração de materiais em sistemas informatizados. Fábio Costa, 2002.
HERCULANI, R. Notas de aula da disciplina Simulação em Logística. Bebedouro: Fatec, 2024.
LUIZ DE CASTRO E SILVA, Jorge. ARENA – Input Analyzer. Capítulo 3. [S. l.], 2014. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/83541/#google_vignette. Acesso em: 24 mar. 2024.
MACHADO, A. O que é pesquisa qualitativa? Disponível em: <https://www.academica.com.br/post/o-que-%C3%A9-pesquisa-qualitativa>. Acesso em: 6 maio. 2023.
MARTINS, P. G; LAUGENI, F. P. Administração da Produção e Operações. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MECALUX. A simulação: controle e monitoramento de todos os processos. 2018. Disponível em: <https://www.mecalux.com.br/artigos-logistica/simulacao>. Acesso em: 19 mar. 2024.
PARAGON. Arena: o software aliado nas melhores decisões de negócios. [S. l.], 2019. Disponível em: https://paragon.com.br/arena/. Acesso em: 23 mar. 2024.
PAZIN FILHO, Antonio; SCARPELINI, Sandro. Simulação: definição. Medicina (Ribeirão Preto), v. 40, n. 2, p. 162-166, 2007.
PREVEOESTE. Frigoríficos: o que é e qual a importância para a sociedade? 2022. Disponível em: <https://blog.preveoeste.com.br/frigorificos-o-que-e-e-qual-a-importancia-para-a-sociedade/>. Acesso em: 15 mar. 2024.
SALIBY, Eduardo. Tecnologia de informação: uso da simulação para obtenção de melhorias em operações logísticas. [S. l.], 10 jan. 1999. Disponível em: https://logisticasemmisterios.com.br/simuladores-logisticos/. Acesso em: 23 mar. 2024.
SILVA, Felipe Augusto Cortez Muniz da. Um prototipo de gêmeo digital para simulação e controle de drones. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, Liane Márcia Freitas; PINTO, Marcel de Gois; SUBRAMANIAN, Anand. Utilizando o software Arena como Ferramenta de Apoio ao Ensino em Engenharia de Produção. XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção
OLIVEIRA, A. Pesquisa bibliográfica: o que é, características principais de estudo documental. Disponível em: <https://mystudybay.com.br/blog/pesquisa-bibliografica/?ref=1d10f08780852c55%22%20%5Cl%20%22o-que-e-pesquisa-bibliografica>. Acesso em: 3 maio. 2023.
PARAGON. Introdução à Simulação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Porto Alegre, 2005. Anais. Porto Alegre: ENEGEP, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitor Bianquini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.