A Área de Benefícios como Ferramenta para o Ganho de Motivação e Competitividade na Organização
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11395185Palavras-chave:
Remuneração, Benefícios, Motivação, Ganho de competitividadeResumo
A necessidade por uma vantagem competitiva no cenário atual tem levado as empresas a adotarem medidas que vão além do básico perante a legalidade, em vista disso, a área de benefícios pode ser usada e planejada como uma ferramenta estratégica voltada à motivação dos funcionários e na vantagem competitiva dentro do mercado de trabalho. Mediante o exposto, analisam-se os benefícios impulsionam a motivação e o ganho de competitividade na organização. Este estudo baseou-se na pesquisa qualitativa e em entrevistas semiestruturadas com entendidos da área, obtendo os resultados e conclusões perante o tema. Com os resultados, conclui-se que a área de benefícios pode ser usada como uma ferramenta de motivação e ganho de competitividade, mas as empresas ainda não têm compreensão sobre esse tema, optando por estratégias padrões, ao contrário de explorar as possibilidades dessa área.
Downloads
Referências
ARAUJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de Pessoas - estratégias e integração organizacional. Ed. 2º, São Paulo, Atlas, 2014.
FARIAS, Litieli T. B. FATORES MOTIVACIONAIS NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM UM CAMPUS DESCENTRALIZADO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131542. Acesso em: 04 nov, 2023.
FLORES, J. G. Análisis de datos cualitativos - aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994. Disponível em: https://hdl.handle.net/11441/77867. Acesso em: 04 nov. 2023.
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 27 outubro 2023.
LIMA, Rômulo Brito de. Benefícios como forma de reter e atrair o colaborador. 2020. 23f. Artigo (Graduação em Administração) - Faculdade Unifametro Maracanaú, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifametro.edu.br/handle/123456789/936. Acesso em: 13 set. 2023.
LOUREIRO, Lucimara Fernandes; VAZ, Thaina Fraga. Remuneração e carreira como fatores motivacionais no processo de gestão de pessoas. DSpace. 2019. Disponivel em: http://dspace.doctum.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3138. Acesso em: 12 set. 2023.
LUIZ, Diogo S. ; BERTONI, Flávia de A. ; MACHADO, Giovanni Bohm. Análise do grau de motivação comparando os fatores expostos por herzberg: estudo de caso em uma empresa de formação de condutores. Revista de Carreiras & Pessoas,v. 9, n. 1, p.28-45. 2019.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ReCaPe/article/download/37224/27510. Acesso em: 12 set. 2023.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. V. Metodologia científica. São Paulo, Atlas, 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 04 nov 2023.
MONTICELLI, Daniela Belloli. A motivação no ambiente empresarial a motivação do colaborador no ambiente empresarial e qual sua importância sobre o desempenho do profissional de acordo com um levantamento de dados em uma empresa s/a. Revista Eletrônica em gestão e Tecnologia,v. 5, n. 2. Dez. 2019. Disponivel em: https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/download/79/69. Acesso em: 12 set. 2023.
MUNDO CARREIRA. O que é motivação no ambiente de trabalho e como estimulá-la? Mundo carreira, 2016. Disponível em: http://mundocarreira.com.br/motivacao/o-que-e-motivacao-ambiente-de-trabalho-e-como-estimula-la/. Acesso em: 04 nov. 2023.
PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de Cargos e Salários - Carreiras e Remuneração. ed.19, São Paulo, LTr. 2019.
SIQUEIRA,Geancarlos; ARAÚJO, Adriana C. A IMPORTÂNCIA DOS BENEFÍCIOS PARA A MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Eletrônica FABE, v. 6, nº7, 2016. Disponível em: http://fabeemrevista.com.br/7/integra/02.pdf. Acesso em: 04 nov 2023.
VARGAS, Sandra M. L. BICHETT, Miria. FATORES INFLUENCIADORES NA SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO AO TRABALHO NO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL. Desafio Online, Campo Grande, v.9, n.1, Jan./Abr. 2021. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/10195. Acesso em: 04 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CAMILA SOARES DA SILVEIRA, JOSÉ CARLOS HOELZ, JORGINA FRANCISCA SEVERINO DOS SANTOS, KAMILA THAIANE MATHIAS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.