O dilema da Inteligência Artificial

Até onde o Marketing pode Ir?

Autores

  • Rayslla Jade de Melo Gregorio FATEC Zona Leste
  • José Viana Neto FATEC Zona Leste
  • Rodolfo Ribeiro FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13360534

Palavras-chave:

Marketing, Promocional, Propaganda, Inteligência, Artificial

Resumo

O estudo a seguir delineia a essência do Marketing, alguns conceitos essenciais e suas diversas ferramentas, como os “4 P’s do marketing” (produto, preço, ponto e promoção) conceitos que preenchem a definição de Mix de Marketing. Esse mix têm como principal função nortear estratégias corporativas para o melhor entendimento das indigências do seu público-alvo, assim, quando essas variáveis são bem combinadas atendem com amplitude às necessidades dos clientes, fortalecendo a imagem (branding) no mercado. No mais, uma imersão na esfera promocional do mix, tomando foco a propaganda comercial, que vem evoluindo cada vez mais até os moldes modernos com a utilização da Inteligência Artificial (IA). O estudo também aborda a propaganda realizada pela montadora Volkswagem comemorando 70 anos da sua primeira filial brasileira, que conta com representação digital através da IA, da cantora Elis Regina (1945-1982) com sua filha, também cantora, Maria Rita. Discutir quais os limites da propaganda, bem como os limites do emprego da Inteligência Artificial.

Downloads

Referências

ANTUNES, Henrique Sousa. Direito e Inteligência Artificial. Brasil: Leya, 2020. ISBN: 9725407245, 9789725407240.

CHURCHILL, Gilbert. Marketing: criando valor para os clientes. Tradução: Cecília C. Bartalotti (Capítulos 1 a 15); Cid Knipel Moreira (Capítulos 16 ao final). 3a ed. São Paulo: Saraiva, 2012. Título original: Marketing creating values for custumers . ISBN: 978850213612.

CORROZZA, Guilherme. PUBLICIDADE E PROPAGANDA: O JOGO DE SENTIDOS NA CONFIGURAÇÃO DA ÁREA NO BRASIL. Campinas: Línguas e instrumentos linguisticos 23/24 / Campinas: Capes-Procad - Universidade Estadual de Campinas; Editora RG, 2011 : Unicamp, 1997-2009, 2011.

GONÇALEZ, Márcio Carbaca. Publicidade e Propaganda. Curitiba: IESDE - BRASIL , 2009. ISBN: 9788538722540.

OLIVEIRA, Sérgio Luis Ignácio de. Desmistificando o Marketing. Ucrânia: Novatec, 2020.

PINHO, J.B.,.Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP): (Câmara Brasileira do Livro). São Paulo: Papirus, 2001. ISBN: 8530806166.

PORTAL UOL NOTÍCIAS . Uol. Propaganda da Kombi com Elis Regina pode lançar desafio ético para a VW. Online: UOL, 2023. Disponível em: https://motor1.uol.com.br/news/676319/propaganda-kombi-elis-regina-vw/. Acesso em: 12 set. 2023.

SILVA,Rômulo. Inteligência Artificial. 2013. Curso de Tecnologia, Amigos da Enciclopédia, DSPACE JSPUI, 2013.

STEFEN, Renata Aline. A INFLUÊNCIA DO MIX DE MARKETING E DOS FATORES COMPORTAMENTAIS NAS DECISÕES DO CONSUMIDOR: O Caso SAYURI Produtos Orientais. 2009. TCC (Graduação) - Curso de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2009.

Downloads

Publicado

13-09-2024

Como Citar

Gregorio, R. J. de M., Neto, J. V., & Ribeiro, R. (2024). O dilema da Inteligência Artificial: Até onde o Marketing pode Ir?. Revista Do Encontro De Gestão E Tecnologia, 1(08), e320. https://doi.org/10.5281/zenodo.13360534

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.