As Trilhas de Aprendizagem na Educação Corporativa Utilizam a Aprendizagem Intergeracional como Ganho de Competitividade nas Organizações
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12750172Palavras-chave:
Educação corporativa, Trilha de aprendizagem, Aprendizagem intergeracionalResumo
Em decorrência das necessidades de desenvolvimento humano e da proliferação dos conhecimentos destes para sua evolução, a educação corporativa surgiu nas organizações como um processo de qualificação aos seus funcionários, aperfeiçoando suas competências, tanto profissionais como pessoais. Logo, analisamos se as trilhas de aprendizagem fomentam a aprendizagem intergeracional como ferramenta, dentro da Educação Corporativa nas organizações. Para essa pesquisa nos baseamos no estudo qualitativo e entrevistas semiestruturadas com profissionais da área, obtendo os resultados e as conclusões perante o tema. Com os resultados, concluímos que as trilhas de aprendizagem são aplicadas na construção/desenvolvimento do profissional, de forma eficaz e explícita; a aprendizagem intergeracional é abordada nas empresas, mas como forma de inclusão, e não como uma deliberação de ferramenta nas trilhas de aprendizagem. Consequentemente, as empresas não fazem uso desse método e até mesmo no uso de trilhas adequadas, tendo baixo investimento e falta de conhecimento em relação a esses temas.
Downloads
Referências
COELHO, Rafael; LANGHI, Celi; PETEROSSI, Helena Gemignani; SILVA, Renan Antonio da. ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NAS PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Revista Panorâmica Online, 33 – Acesso em: 09 mar. 2023.
COLET, D. S.; MOZZATO, A. R. Contribuições da Diversidade Geracional para a Aprendizagem Organizacional. In: SEMEAD – SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO, XX, 2017. São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: Semead, 2017. Disponível em:<https://login.semead.com.br/20semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=628>. Acesso em: 10 mar. 2023.
COLET, D. S.; MOZZATO, A. R. Nativos digitais? características atribuídas por gestores à geração Z. Desenvolve - Revista de gestão do Unilasalle, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 2, p. 26-40, 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/335187644_Nativos_digitais_caracteristicas_atribuidas_por_gestores_a_Geracao_Z>. Acesso em: 10 mar. 2023.
CUNHA, Janine Silva Nascimento. Explorando a Aprendizagem Intergeracional Reversa no Local de Trabalho e as Relações com suas Barreiras e Facilitador, 2022. Acesso em: 09 mar. 2023.
FLORES, J. G. Análisis de datos cualitativos - aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994. Disponível em: https://hdl.handle.net/11441/77867. Acesso em: 09 mar. 2023.
FREITAS, I. A.; BRANDÃO, H. P. Trilhas de Aprendizagem como Estratégia para Desenvolvimento de competências. In: ENCONTRO DA ANPAD, 29., 2005, Brasília. Anais [...]. Brasília: ANPAD, 2005. Disponível em: https://bibliotecadigital.stf.jus.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1161/trilhas_TCC_D%C3%A9bora.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 mar. 2023.
LOPES, Patrícia; LIMA, Angela Gercina. Estratégias de Organização, Representação e Gestão de Trilhas de Aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura, Articles. Perspect. ciênc. inf. 24 (02). Acesso em: 27 mar. 2023.
MEISTER, Jeanne C. Educação Corporativa. São Paulo: Makron, 1999. Universidade acadêmica e universidade corporativa: convergências a partir da relação entre trabalho e educação. / Patrícia Boff Daitx. – 2018. Acesso em: 20 mar. 2023.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. V. Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2004. Acesso em: 27 mar. 2023
QUARTIERO, E. M. & CERNY, R. Z. Universidade Corporativa: uma nova face da relação entre mundo do trabalho e mundo da educação. In: QUARTIERO, E. M. & BIANCHETTI, L. (Orgs.) Educação corporativa: mundo do trabalho e do conhecimento: aproximações. São Paulo: Cortez, 2005. Acesso em: 29 mar. 2023.
Ropes, D. C. (2011). Intergenerational learning in organisations: a research framework. (In: Cedefop (ed.). Working and ageing: guidance and counselling for mature learners. ed., pp. 105-123). Luxembourg: Publications Office. Acesso em: 29 mar. 2023.
SOUZA, Rodrigo Garcia de; BRESCIANI, Sirlene Aparecida Takeda; OLIVEIRA, Luciano Aparecido de; JOHANN, Denise Adriana; SILVA, Letícia Gabrielle de pinho e. Aprendizagem organizacional: fatores de geração de conhecimento em uma concessionária de motocicletas, Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana. Acesso em: 17 mar. 2023.
TARALLO, Roberta dos Santos; LIBERALESSO, Anita; CACHIONI, Neri Meire. Atitudes de idosos e de profissionais em relação a trocas intergeracionais. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. Rio de Janeiro, 2017. Acesso em: 08 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Nascimento Barbero, Leticia Pereira Silva, Marcia da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.