Implantação do Ensino Remoto em Tempos de Pandemia em uma Grande Instituição de Ensino

Autores

  • Celio Daroncho Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Luiz Henrique Biazotto Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Aldy Salvino de Oliveira Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.2.1-11

Palavras-chave:

Ensino remoto, Covid-19, Ensino síncrono, Infraestrutura educacional, MS-Teams

Resumo

Este estudo aborda a rápida transição para o ensino remoto nas instituições de ensino do Estado de São Paulo administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), em resposta à pandemia de COVID-19, destacando a implementação do Microsoft Teams como plataforma de ensino. A metodologia envolveu a análise das necessidades das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), a padronização dos nomes das equipes, a definição dos tipos de equipes e a criação das equipes por meio de script via PowerShell e posteriormente utilizando o School Data Sync (SDS). Os resultados demonstraram que, embora a solução inicial tenha sido desafiadora devido à urgência e complexidade das estruturas acadêmicas, a adoção do SDS agilizou o processo, reduzindo erros e retrabalho. No entanto, sugere-se que a integração dos Sistemas Acadêmicos (SAs) com o Teams por meio de uma API seja a abordagem ideal para facilitar a criação e gestão das equipes em tempo real, o que está em desenvolvimento para implementação futura em 2022. Essa transição para o ensino remoto enfatiza a importância da infraestrutura adequada e do planejamento eficaz para garantir a continuidade das atividades educacionais durante crises emergenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CPS – Centro Paula Souza (2021). “Institucional”. Disponível em: . Acessado em: 11 set. 2021.

FERREIRA, Laís Lima. CAPP, Edison. e NIENOV, Otto Henrique (2021). “Estratégias didáticas para atividades remotas”, Org.: Otto Henrique Nienov e Edison Capp. Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia. 2021. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/223470/001128225.pdf?sequence=1>. Acessado em: 11 set. 2021.

SCHIEHL, Edson Pedro e GASPARINI, Isabela (2017). “Modelos de Ensino Híbrido: Um Mapeamento Sistemático da Literatura”, In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. SBC – Sociedade Brasileira de Computação. Recife, PE.

MAIA, Marta de Campos (2014). “Educação Aberta: as ferramentas da Web 2.0 e o LMS”, In: Educação a distância: O estado da arte, Vol. 2. Org.: Fredric M. Litto e Marcos Formiga. Pearson Education.

MEC – Ministério da Educação e Cultura (2021). “Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19”. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2020-pdf/144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19/file>. Acessado em: 11/09/2021.

MICROSOFT (2021a). “Exemplos de desempenho SDS”. Disponível em: <https://docs.microsoft.com/pt-br/schooldatasync/sds-performance-examples>. Acessado em: 05/07/2021.

MICROSOFT (2021b). “Microsoft Teams”. Software de computador.

OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde (2021). “Histórico da pandemia de COVID-19”. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>. Acessado em: 05/06/2021.

SÃO PAULO – ESTADO (2021a). “Legislação”. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/legislacao>. Acessado em: 05/06/2021.

SÃO PAULO – ESTADO (2021b). “Tudo sobre a quarentena”. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/quarentena/>. Acessado em: 05/06/2021.

TOOLTESTER NETWORK. “Video Call Victories: map reveals the most popular video conferencing platforms worldwide”. Disponível em: <https://www.emailtooltester.com/en/blog/viddeo-conferencing-market-share/>. Acessado em: 11set. 2021.

UNASUS – Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (2021). “Coronavírus: Brasil confirma primeiro caso da doença”. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/noticia/coronavius-brasil-confirma-primeiro-caso-da-doenca>. Acesso em: 10 set. 2021

MENDOZA, N.F. (2021). “Zoom passa à frente do Google Meet, Microsoft Teams e Skype em uma classificação”. Disponível em: <https://www.websia.com.br/notícias/zoompassa-a-frente-do-google-meet-microsoftteams-e-skype-em-uma-classificacao>. Acessado em: 11 set. 2021

WHO – World Health Organization (2021). “Timeline: WHO's COVID-19 response”. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/ovel-coronavirus-2019/interactivetimeline#!>. Acessado em: 05/06/2021.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Daroncho, C., Biazotto, L. H., & Oliveira, A. S. de. (2023). Implantação do Ensino Remoto em Tempos de Pandemia em uma Grande Instituição de Ensino. Advances in Global Innovation & Technology, 2(1), 101–110. https://doi.org/10.29327/2384439.2.1-11

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.