Implantação do Ensino Remoto em Tempos de Pandemia em uma Grande Instituição de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.2.1-11Palavras-chave:
Ensino remoto, Covid-19, Ensino síncrono, Infraestrutura educacional, MS-TeamsResumo
Este estudo aborda a rápida transição para o ensino remoto nas instituições de ensino do Estado de São Paulo administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), em resposta à pandemia de COVID-19, destacando a implementação do Microsoft Teams como plataforma de ensino. A metodologia envolveu a análise das necessidades das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), a padronização dos nomes das equipes, a definição dos tipos de equipes e a criação das equipes por meio de script via PowerShell e posteriormente utilizando o School Data Sync (SDS). Os resultados demonstraram que, embora a solução inicial tenha sido desafiadora devido à urgência e complexidade das estruturas acadêmicas, a adoção do SDS agilizou o processo, reduzindo erros e retrabalho. No entanto, sugere-se que a integração dos Sistemas Acadêmicos (SAs) com o Teams por meio de uma API seja a abordagem ideal para facilitar a criação e gestão das equipes em tempo real, o que está em desenvolvimento para implementação futura em 2022. Essa transição para o ensino remoto enfatiza a importância da infraestrutura adequada e do planejamento eficaz para garantir a continuidade das atividades educacionais durante crises emergenciais.
Downloads
Referências
CPS – Centro Paula Souza (2021). “Institucional”. Disponível em: . Acessado em: 11 set. 2021.
FERREIRA, Laís Lima. CAPP, Edison. e NIENOV, Otto Henrique (2021). “Estratégias didáticas para atividades remotas”, Org.: Otto Henrique Nienov e Edison Capp. Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia. 2021. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/223470/001128225.pdf?sequence=1>. Acessado em: 11 set. 2021.
SCHIEHL, Edson Pedro e GASPARINI, Isabela (2017). “Modelos de Ensino Híbrido: Um Mapeamento Sistemático da Literatura”, In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. SBC – Sociedade Brasileira de Computação. Recife, PE.
MAIA, Marta de Campos (2014). “Educação Aberta: as ferramentas da Web 2.0 e o LMS”, In: Educação a distância: O estado da arte, Vol. 2. Org.: Fredric M. Litto e Marcos Formiga. Pearson Education.
MEC – Ministério da Educação e Cultura (2021). “Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19”. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2020-pdf/144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19/file>. Acessado em: 11/09/2021.
MICROSOFT (2021a). “Exemplos de desempenho SDS”. Disponível em: <https://docs.microsoft.com/pt-br/schooldatasync/sds-performance-examples>. Acessado em: 05/07/2021.
MICROSOFT (2021b). “Microsoft Teams”. Software de computador.
OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde (2021). “Histórico da pandemia de COVID-19”. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>. Acessado em: 05/06/2021.
SÃO PAULO – ESTADO (2021a). “Legislação”. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/legislacao>. Acessado em: 05/06/2021.
SÃO PAULO – ESTADO (2021b). “Tudo sobre a quarentena”. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/quarentena/>. Acessado em: 05/06/2021.
TOOLTESTER NETWORK. “Video Call Victories: map reveals the most popular video conferencing platforms worldwide”. Disponível em: <https://www.emailtooltester.com/en/blog/viddeo-conferencing-market-share/>. Acessado em: 11set. 2021.
UNASUS – Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (2021). “Coronavírus: Brasil confirma primeiro caso da doença”. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/noticia/coronavius-brasil-confirma-primeiro-caso-da-doenca>. Acesso em: 10 set. 2021
MENDOZA, N.F. (2021). “Zoom passa à frente do Google Meet, Microsoft Teams e Skype em uma classificação”. Disponível em: <https://www.websia.com.br/notícias/zoompassa-a-frente-do-google-meet-microsoftteams-e-skype-em-uma-classificacao>. Acessado em: 11 set. 2021
WHO – World Health Organization (2021). “Timeline: WHO's COVID-19 response”. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/ovel-coronavirus-2019/interactivetimeline#!>. Acessado em: 05/06/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Celio Daroncho; Luiz Henrique Biazotto, Aldy Salvino de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.