Aspectos Relevantes na Gestão da Produção de Medicamentos em uma Farmácia de Manipulação
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.2.1-9Palavras-chave:
Fármacos, Manipulação, ProcessoResumo
Fármacos são produtos com características intrínsecas que necessitam de cuidados específicos em seu processo produtivo seguindo rigorosos critérios de normas e resoluções que regem este mercado, a fim de garantir a integridade de seus componentes físico-químicos e entregar ao consumidor um produto que conserve todas as suas propriedades originais. As farmácias de manipulação representam uma parcela significativa deste mercado, devido sua natureza singular de prover as necessidades individuais de seus clientes. Por vezes, manipulam produtos de alto valor agregado, tal como é o caso do fármaco Tacrolimus, utilizado em medicações imunossupressoras, que são fornecidos em embalagens que contém apenas uma grama, face ao seu elevado valor. O presente estudo objetivou explorar de modo prático aspectos gerais envolvidos no processo produtivo de medicamentos em uma determinada farmácia de manipulação localizada em Guarulhos/SP. O método de pesquisa empregado é o estudo de caso, com enfoque qualitativo e abordagem exploratória descritiva, e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário estruturado com perguntas abertas.
Downloads
Referências
ANTT. Agência Nacional de Transportes Terrestres. Disponível em: http://www.antt.gov.br.
ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 2. ed. São Paulo:Atlas, 2006
ANDREAZZA, Mário. Os transportes no Brasil: Planejamento e Execução. Rio de Janeiro: Cia Brasileira, 1981. 63 p
BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5ª ed. Porto Alegre/SC: Bookman, 2006.
CNT de Rodovias 2014. Disponível em: http://www.cnt.org.br>.
CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito. Diário Oficial.
DNIT. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Disponível em: http://www.dnit.gov.br. CNT. Confederação Nacional do Transporte. Pesquisa Disponível em: <https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/Resolucao9162022.pdf> Acesso em: 18 nov. 2022.
ESTADÃO – Contran libera bitrem no 6x2 e 4º eixo passa a ser permitido
Disponível em < https://estradao.estadao.com.br/servicos/contran-libera-bitrem-no-6x2-e-4o-eixo-passa-a-ser-permitido/>
MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira De Balanços: Abordagem Básica e Gerencial. 5 e 6. ed. São Paulo: Atlas,1998 e 2003.
GRACIANO, Márcio Lucas. Transporte: fator de desenvolvimento econômico e social. Rio de Janeiro: Cia Brasileira, 1971.
SCHMIDT, Elcio Luís. O sistema de transporte de cargas no Brasil e sua influência sobre a Economia. Florianópolis: 2011. 88p. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Departamento de Ciências Econômicas – Universidade de Santa Catarina. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 NELSON NISHIZAKI JÚNIOR , ÊNIO FERNANDES RODRIGUES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.