Análise Temporal da Demanda por Ônibus na Cidade de São Paulo
Um Recorte de 2015 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.2.4-2Palavras-chave:
Transporte Público Urbano, SPTrans, Demanda diária por ônibus, Cidade de São Paulo, Covid-19Resumo
O crescimento econômico acelerado e a expansão urbana nas principais cidades brasileiras no início do século XX transformaram significativamente a paisagem urbana, com o afastamento das áreas residenciais dos centros urbanos e zonas produtivas, surge então a necessidade de sistemas de transportes. No início de 2020 a situação geral das cidades se complica devido ao surgimento da Pandemia de Covid-19, que alterou não só a vida das pessoas e a dinâmica social, mas também infringiu quedas significativas no transporte urbano como um todo. Este estudo concentra-se na análise quantitativa do número de passageiros transportados pelo sistema de transporte público urbano por ônibus na cidade de São Paulo, com dados diários compreendidos entre janeiro de 2015 e dezembro de 2023. O objetivo é analisar a demanda diária, considerando os períodos pré e pós-pandemia, para verificar o comportamento dos dados historicamente. Os resultados mostram que a demanda, tanto diária quanto mensal, já vinha caindo antes de 2020, teve grande redução no início da Pandemia, em 2020, e recuperação na sequência, mas tudo indica que a demanda por ônibus foi inserida em um novo patamar, caindo dos 10 milhões de passageiros por dia para algo em torno de 6,5 milhões de passageiros por dia.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. C. A; FORMIGONI, A.; DARONCHO, C. Análise do quantitativo de passageiros transportados na rmsp de 2019 a 2022: impactos no volume de passageiros transportados por metrô, trem e ônibus. In: Anais do XIII FatecLog. Mauá, 2022. Disponível em: https://www.fateclog.com.br/anais/2022/ANAIS_%20XIII%20Fateclog_2022-2_v3.pdf. Acessado em: 12 abr. 2024.
CASTRO, F. As Transformações da Mobilidade Urbana: Desafios e Soluções. Disponível em: https://rabiscodahistoria.com/as-transformacoes-da-mobilidade-urbana-desafios-e-solucoes/. Acesso em 12 de abril de 2024.
DARONCHO, C.; DALOSTO, J. A. D; MARTÍNEZ, P. J. P. Trip generation by main modes of transport: analysis of the historical evolution in the Metropolitan Region of São Paulo (1967-2017). South American Development Society Journal, [S.l.], v. 9, n. 25, p. 200, abr. 2023. ISSN 2446-5763. DOI: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v9i25p200-222.
DIAS, G. T.. Mover-se na Metrópole de Piratininga: as políticas públicas de mobilidade para a Grande São Paulo. Confins, n. 29, p.1-14, 2016. DOI : 10.4000/confins.11519. Disponível em: http://journals.openedition.org/confins/11519. Acesso em: 12 de abril 2024.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-paulo/panorama. Acesso em: 12 abr. 2024.
Jornal da USP. Transporte público reduzido na pandemia provoca queda na arrecadação e sobrecarrega Estado. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/transporte-publico-reduzido-na-pandemia-provoca-queda-na-arrecadacao-e-sobrecarrega-estado. Acessado 12 de abril 2024.
LEÃO, M. L. O Metropolitano de São Paulo. São Paulo: s. n., 1945.
MAGAGNIN, R. C.; SILVA, A. N. R. da. A percepção do especialista sobre o tema mobilidade urbana. TRANSPORTES, [S. l.], v. 16, n. 1, 2008. DOI: 10.14295/transportes.v16i1.13. Disponível em: https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/13. Acesso em: 12 abr. 2024.
MOURA, E. C.; CORTEZ-ESCALANTE, J.; CAVALCANTE, F. V.; BARRETO, I. C. DE H. C.; SANCHEZ, M. N. & SANTOS, L. M. P. (2022) Covid-19: Temporal evolution and immunization in the three epidemiological waves, Brazil, 2020–2022. Revista de Saúde Pública. 56:105. São Paulo, 2022. Epub 18-nov-2022. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2022056004907
SÃO PAULO – ESTADO. Tudo sobre a quarentena. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/quarentena. Acesso em: 12 abr. 2024.
SEADE - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Coronavírus. Disponível em: https://coronavirus.seade.gov.br/. Acesso em: 12 abr. 2024b
SEADE - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. População. Disponível em: https://populacao.seade.gov.br/. Acesso em: 12 abr. 2024a
SPTRANS - São Paulo Transportes. Passageiros Transportados. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/mobilidade/institucional/sptrans/acesso_a_informacao/index.php?p=362878. Acesso em: 12 abr. 2024.
UNASUS - Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Coronavírus: Brasil confirma primeiro caso da doença. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/oms-declara-fim-da-emergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-referente-a-covid-19#:~:text=Em%2030%20de%20janeiro%20de,previsto%20no%20Regulamento%20Sanit%C3%A1rio%20Internacional. Acesso em: 12 abr. 2024.
VASCONCELLOS, E. Circular é preciso, viver não é preciso: a história do trânsito na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume, 1999. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=rSyTuzbGi-0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 12 de abril 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Denise Carvalho Miranda da Silva , Celio Daroncho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.