A Aplicação de Metodologias Ativas por meio da Gamificação no Processo de Ensino-Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12593155Palavras-chave:
Metodologias ativas, Gamificação, Ensino-aprendizagemResumo
O presente estudo apresentará a importância e os impactos da aplicação das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no uso das ferramentas de gamificação para o desenvolvimento de competências e habilidades em sala de aula; visto que, o uso dessa metodologia, quando aplicada de forma correta, proporciona maior protagonismo aos estudantes durante a construção do seu conhecimento. Além disso, serão apresentadas as diferentes formas de abordagens das metodologias ativas em sala de aula, sendo elas, a aprendizagem baseada em projetos, entre times, sala de aula invertida e a gamificação, com foco maior no conceito e benefícios oferecidos pela gamificação das atividades, a qual possui como características principais a utilização dos elementos e recursos presentes no universo dos jogos para engajar e motivar os indivíduos durante a resolução de problemas, promover maior facilidade na compreensão dos conceitos apresentados e aumentar o engajamento dos estudantes em sala de aula. O estudo também apresentará dados estatísticos sobre a percepção dos estudantes em relação ao uso de ferramentas tecnológicas alinhadas à gamificação e suas vantagens, quando comparada com as metodologias de ensino tradicionais, bem como, os cuidados necessários para aplicação dessa ferramenta.
Downloads
Referências
ALVES, L. R. G; MINHO, M. R. S. & Diniz, M. V. C. Gamificação: diálogos com a educação. In: Gamificação na Educação. Pimenta Cultural: São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/9139616/_eBook_-_PDF_. Acesso em 30 de outubro de 2023.
ARAÚJO F., E.N.; MIRANDA, R.S.O.; ZANARDI, S.S.V. Metodologias ativas no processo da aprendizagem significativa. Revista Olhar Científico – Faculdades Associadas de Aríquemes – V. 04, n. 1, Jan./Jul. 2018. Disponível em: . Acesso em: 23 outubro 2023.
BACICH, L.; M. J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
CENTURIÓN, W. C. et al. Cartilha de metodologias ativas e ferramentas para a utilização no ensino híbrido. Editora: Instituto Federal, 2021.
FERREIRA, A. F. Gamificação na Educação. TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2021.
GRATUIDADE. Como anda sua motivação? Disponível em: https://somosgratitude.com.br/como-anda-a-sua-motivacao/. Acesso em: 18 de outubro de 2023.
KEEPS. Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, Disponível em: https://keeps.com.br/piramide-de-aprendizagem-de-william-glasser-conceito-e-estrutura/ . Acesso em: 18 de outubro de 2023.
MARIATH, M. D.; Monteiro, J. A.; Rodrigues, É.; Silva, A.; Dias, D.; Marques, M.; Gomes, E.; Yuri, S. Ensino-Aprendizagem, Criatividade e Inovação em Educação. Editora: Instituto Federal, 2020.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca FotoPROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf>. Acesso em: 25 de outubro 2023.
MURR, C. E.; FERRARI, G. Entendendo e Aplicando A Gamificação. Local: Universidade Federal de Santa Catarina, 2020.
SANTOS. F. Metodologias Ativas como Processo de Aprendizagem Significativa no Ensino Básico, 2020.
SIGNORI, G. G.; GUIMARÃES, Julio Cesar Ferro; CORRÊA, Suelen. Gamificação como Método de Ensino Inovador. Caxias Do Sul, 2016. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xvimostrappga/pap er/viewFile/4747/1612. Acesso em: 18 de outubro de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Israel Leandro Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.