PREPTEC: Plataforma de ajuda para o vestibulinho Etec
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10905946Palavras-chave:
Vestibulinho, Etec, Auxílio, VocacionalResumo
Este artigo apresentará o desenvolvimento de uma plataforma de auxílio aos candidatos ao Vestibulinho Etec na qual estão disponíveis um simulado do próprio Vestibulinho Etec e um questionário vocacional, ambos voltados para auxiliar o preparo do candidato em relação à prova do Vestibulinho. Para tal, foram expostos alguns problemas presentes no contexto escolar brasileiro como a falta de orientação e de professores que geram dúvidas em muitos alunos do Ensino Fundamental II – público-alvo deste processo seletivo. O estudo utiliza algumas metodologias para fortalecer sua veracidade, como a pesquisa bibliográfica para auxiliar no embasamento das informações exibidas ao longo do artigo, a pesquisa qualitativa para considerar as emoções e sentimentos dos estudantes, e por fim, o método exploratório-descritivo para auxiliar na familiarização do problema discutido. O projeto busca ajudar as pessoas que realizarão o Vestibulinho Etec, além de contribuir com a escolha dos candidatos dos cursos presentes nas instituições por meio da disponibilização de um questionário vocacional. Por meio deste projeto, considerando seu objetivo, é compreendido que é possível auxiliar na formação de novos profissionais e elevar o nível da educação de quem se prontifica e anseia por um ensino com maior qualidade.
Downloads
Referências
ANTUNES, Celso. As Inteligências Múltiplas e Seus Estímulos. 17. ed. Campinas: Papirus Editora, 1998.
AMARAL, João J. F. Como Fazer Uma Pesquisa Bibliográfica. 2007. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
BENTO, Evaldo Junior. Desenvolvimento web com PHP e MySQL. São Paulo: Casa do Código, 2021.
BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar; UML Guia do Usuário. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2012.
DUCKETT, Jon. HTML & CSS: Projetar e construir sites. 1. ed. Indianapolis: John Wiley & Sons, 2011.
FERREIRA, Silvio. Guia Prático do HTML 5. São Paulo: Editora Universo dos Livros, 2013.
FOWLER, Martin. UML Essencial: Um breve guia para a linguagem-padrão de modelagem de objetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
GARDER, Howard; MORAN, Seana; CHEN, Jie-Qi. Inteligências Múltiplas ao Redor do Mundo. Porto Alegre: Artmed, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUEDES, Gilleanes Thorwald Araujo. UML 2: Uma abordagem prática. 3. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2018.
IEPSEN, Edécio Fernando. Lógica de Programação e Algoritmos com JavaScript: uma introdução à programação de computadores com exemplos e exercícios para iniciantes. São Paulo: Novatec Editora, 2018.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar?. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VALENTE, Marco Tulio. Engenharia de Software Moderna. [S. L.]: Independente, 2022.
WELLING, Luke; THOMSOM, Laura. PHP e MySQL Desenvolvimento Web. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
BAQUIÃO, Leandra Aurélia; FARIA, Aline Varasquim de; TORRES, Leonardo José Tenório Mourão; RODRIGUES, Alysson Moises Caetano; MACHADO, José Maria dos Santos; FURTADO JUNIOR, Willyan Soares Ferreira. A Importância do Teste Vocacional como Auxílio no Ingresso ao Ensino Superior: desenvolvimento e criação de ferramenta para disponibilização em site universitário. Revista Saúde em Foco, [S.I], v.
JUNIOR, Paulo Afonso Parreira; COSTA, Heitor Augustus Xavier. SGSO: Um Sistema Baseado em Lógico Fuzzy para Geração e Correção de Simulados e Provas via Web. [S. l]: XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2009.
LUCIAN, Rafael. DORNELAS, Jairo Simião. Mensuração de Atitude: proposição de um protocolo de elaboração de escalas. Revista de Administração Contemporânea, [S. L.], v. 19, n. 2, p. 157-177, ago. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151559. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rac/a/xbHN8JRbG6f4N7h3Ms8y7bx/?lang=pt>. Acesso em: 28 jun. 2023.
PORTELA, Adelson Menezes; LEITÃO, Gabriel de Souza; BARRETO, Raimundo da Silva; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de. Uso de Learning Analytics sobre dados de simulados para apoio à avaliação da aprendizagem por professores e gestores. Renote, [S.L.], v. 18, n. 2, p. 388-397, 4 jan. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.110259. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br//renote/article/view/110259>. Acesso em: 28 jun. 2023.
CENTRO PAULA SOUSA. Etec. 2023. Disponível em: <https://www.cps.sp.gov.br/etec/2/>. Acesso em 28 de jun. 2023
CENTRO PAULA SOUSA. Manual do Candidato. 2023. Disponível em: <https://www.vestibulinhoetec.com.br/documentos/>. Acesso em 27 de jun. 2023.
COSTA JR, Celso. 4 a cada 10 alunos da rede pública sofrem com falta de professores. 2022. Disponível em: <https://www.sbtnews.com.br/noticia/brasil/219807-4-a-cada-10-alunos-da-rede-publica-sofrem-com-falta-de-professores>. Acesso em 30 de jun. 2023.
REDE BRASIL ATUAL. Gestão Covas: falta professor em 45% das escolas municipais, diz TCM. 2019. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/gestao-covas-tcm-aponta-falta-de-professores-em-45-das-escolas-municipais-1/>. Acesso em 19 de jun. 2023.
SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO. Saiba como se preparar para a prova do Vestibulinho das Etecs deste domingo (4). 2023. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/saiba-como-se-preparar-para-a-prova-dovestibulinho-das-etecs-deste-domingo-4/>. Acesso em 28 de jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Luísa Augusto do Val, Erick Pereira Bastos, Giovana Santos de França, Andreza Maria de Souza Rocha, Jeferson Roberto de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.