Como Utilizar as Ferramentas da Educação Corporativa para a Redução do Capacitismo

Autores

  • Hérica Gonçalves dos Santos FATEC Zona Leste
  • Pedro Henrique da Silva FATEC Zona Leste
  • Thamires Rodrigues de Barros FATEC Zona Leste
  • Bianca Carvalho Silva FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.2.3-10

Palavras-chave:

Educação corporativa, Pessoa com deficiência (PCD), Capacitismo, Ferramentas da educação corporativa

Resumo

Este artigo, destacou a relação entre as ferramentas de educação corporativa e a redução do capacitismo. A inclusão de PcDs é assegurada por meio de cotas, o que é conhecido pela sociedade; no entanto, um ambiente de trabalho acessível e, mais importante, oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional para esses colaboradores não costumam ocorrer com frequência. O preconceito e o tratamento diferenciado em relação às pessoas com deficiência fazem com que essa inclusão, garantida por lei e buscada para aprimorar a imagem do empregador, seja ilusória. A educação corporativa visa fornecer treinamentos, cursos e programas de aprendizado adaptados às necessidades específicas dos funcionários e da empresa. Isso pode incluir desde habilidades técnicas relacionadas às funções desempenhadas até habilidades comportamentais e de liderança. Portanto, é possível utilizar as ferramentas de educação corporativa como meio de conscientização entre os profissionais que trabalham, convivem e lideram PcDs, bem como para treinar e desenvolver esses profissionais. Isso pode ser feito por meio de atividades presenciais, como palestras e mentorias, ou por meios digitais, como gamificação e trilhas de aprendizado. Diante do exposto, a organização se beneficiará com uma maior diversidade, o que impacta diretamente positivamente em seu desempenho, bem como fortalece sua imagem na sociedade e entre os clientes. Como resultado, os indicadores financeiros (receita, lucro) da empresa mostrarão bons resultados, bem como os indicadores não monetários (absenteísmo, clima organizacional).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANICETO, K. R. P. Mudanças no mundo do trabalho e as novas exigências de qualificação dos trabalhadores. Revista Científica Hermes, n. 1, pp. 49-70, 2009.

BORGES, Aline Vieira; LONGEN, Willians Cassiano. A Acessibilidade nas Empresas: Percepções sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. In: 3o ERGODESIGN/2o USIHC, 2017, p. 1544-1549

CORREIA, Adriana Merceslane Morais. Universidade corporativa: implicações na trajetória profissional e perspectivas para a educação ao longo da vida. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

CRUZ, J.A.S.; FLORES, A.C.R.; MATTOS, M.B.G.; BERMEJO, L.J. A utilização do e-learning como ferramenta na educação corporativa. In: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2017, Curitiba. Anais […]. Curitiba: [s.n.], 2017.

EBOLI, M. Universidade corporativa: ameaça ou oportunidade para as escolas tradicionais da administração? Revista de Administração, v. 34, n. 4, pp. 56-64, out./dez. 1999.

FLORES, J. G. Analisis de datos cualitativos: aplicaciones a la investigacion educativa. Barcelona: PPU, 1994.

LANGHI, C.; CORDEIRO, D. de S.; SIMÕES, M. de L.; STETTINER, C. F. Educação corporativa: aprendizagem significativa no âmbito das empresas. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 1003–1017, 2021. DOI: 10.15536/reducarmais.5.2021.2584. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2584. Acesso em: 22 set. 2023.

LIMA, Eduardo Mendes Junior. Visão da pessoa com deficiência (pcd) no mercado de trabalho. SP, 2021. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães Assis, 2021.

MATOS, CLB E.; FORTE, SHAC; FORTE, SAB. Metodologia de avaliação organizacional de universidades corporativas. Revista de Administração da UFSM, v. 4, pág. 709–727, conjunto. 2020.

MAXIMINIANO, Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Compacta Edição. Atlas. 2012.

PEREIRA, Célia. Educação inclusiva e o enfrentamento ao capacitismo: o respeito à diferença na escola e na sociedade. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021

SANCHES, Andreza Scheffer; ARAUJO, Nyara Rosana Kochenborger de; PONTIN, Fabrício. Capacitismo, Capacitações e Inclusão Efetiva: Desafios para a educação inclusiva a partir da abordagem de Martha Nussbaum. Educação & Sociedade, 43(160), 2022.

SHIMONO, Sumiko Oki. Educação e Trabalho: Caminhos da Inclusão na Perspectiva da Pessoa com Deficiência. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, Priscila Neves; PRAIS, Fabiana Gomes; SILVEIRA, Andréa Maria. Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva.2014.

SOUZA, C. B., et al. Promoção, proteção e apoio à amamentação no trabalho e o alcance do desenvolvimento sustentável: uma revisão de escopo. Ciência & Saúde Coletiva, 28(4), 2023

TEECE, D. J. Managing Intellectual Capital: Organizational, Strategic, and Policy Dimensions. Oxford University Press. Oxford, UK. 2000.

TOLEDO, Armando H. Principales teorías del aprendizaje humano. México: The Ucli Press. 2018.

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Santos, H. G. dos, Silva, P. H. da, Barros, T. R. de, & Silva, B. C. (2024). Como Utilizar as Ferramentas da Educação Corporativa para a Redução do Capacitismo. Advances in Global Innovation & Technology, 2(3), 136–149. https://doi.org/10.29327/2384439.2.3-10

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.