Transportadoras de Granéis Agrícolas de Mato Grosso sob o Ponto de Vista da Orientação Estratégica

Autores

  • Vergilio Prado Sogabe FACC-UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso
  • José Iderlan da Silva Agenor UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso
  • Roberto Giro Moori Pesquisador Senior CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  • Ester Felix Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.3.1-9

Palavras-chave:

agronegócio, competitividade, desempenho, orientação estratégica, inovação, custos, Recursos e Capacidades, RBV

Resumo

O estado do MT se destaca no agronegócio brasileiro, mas perde competitividade pela insuficiente infraestrutura logística e pelo custo elevado dos transportes rodoviários. Tal conjuntura demanda das empresas do setor elevados índices de desempenho e competitividade por meio de definição de estratégias. Outro fator que é constantemente relacionado com uma performance superior é a capabilidade de inovação. O objetivo geral deste trabalho é estimar a relação entre diferentes orientações estratégicas e capabilidade de inovação. Em seguida estimar o impacto desta sobre o desempenho competitivo dos transportadores rodoviários do estado de Mato Grosso. Para tanto, foi adaptado e aplicado um modelo teórico empírico proposto por Grawe et. al. (2009), que mensurado por meio de Equação Estrutural – PLS-SEM confirmou duas hipóteses quanto a orientação estratégica e a capabilidade de inovação.

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Publicado

2024-12-07

Como Citar

Sogabe, V. P., Agenor, J. I. da S., Moori, R. G., & Felix, E. (2024). Transportadoras de Granéis Agrícolas de Mato Grosso sob o Ponto de Vista da Orientação Estratégica. Advances in Global Innovation & Technology, 3(1), e31252. https://doi.org/10.29327/2384439.3.1-9

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