Reclamações de Clientes e Reputação da Empresa sobre a Logística de Entrega no Comércio Eletrônico de Três Varejistas Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-8Palavras-chave:
Pandemia, Reclamações do consumidor, Varejo no comércio eletrônico, Logística de entregaResumo
O conjunto de medidas adotadas para a contenção da infecção pela Covid-19, implicou em modificações significativas no perfil de consumo da população, que durante o período de isolamento utilizou-se dos meios de compras online para atender as suas necessidades e, consecutivamente, gerando impacto direto na logística de transporte. Sabemos ainda, que no Brasil, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo setor logístico, é sua alta concentração no modal rodoviário e que o comércio eletrônico depende integralmente deste meio de transporte para a realização das entregas de seus produtos, sendo a logística parte integrada de seus serviços de venda. O objetivo deste artigo é determinar as principais reclamações dos consumidores em relação a logística de entrega de varejistas online no Brasil, durante o período de isolamento social decorrente da pandemia pelo COVID-19. A pesquisa será composta por teorias bibliográficas e apoio de uma pesquisa na base de dados do site Reclame Aqui.
Downloads
Referências
ABCOMM (Associação Brasileira de Comercio Eletrônico), “E-commerce de produtos durante a pandemia da covid-19”, 2020. ABCOMM e Koduto. Disponível em: file:///C:/Users/camil/Desktop/PROJETO%20APLICADO%20A%20LOGISTICA%205%C2%BA% 20SEMESTRE/ecommerce-no-covid-konduto-abcomm.pdf. Acesso em 20 de out. de 2020.
ABCOMM (Associação Brasileira de Comercio Eletrônico), E-commerce de produtos durante a pandemia da covid-19. Disponível em:< https://abcomm.org/Pesquisas/ecommerce-no-covidkonduto-abcomm.pdf>. Acesso em: 14 out 2020.
ALZABIR, O.; Building a web 2.0 portal with ASP. NET 3.5. Sebastopol: O Reilly Media Incorporate, 2008.
BENETTI, A. Sim, a logística da sua empresa pode estar destruindo o seu marketing. Disponível em:< https://revistamundologistica.com.br/artigos/sim-a-logistica-da-sua-empresa-pode-estardestruindo-o-seu-marketing>. Acesso em: 08 out 2020.
BENITEZ, L. E-commerce: o transporte “last mile” faz parte do produto? Disponível em:< https://revistamundologistica.com.br/artigos/e-commerce-o-transporte-ldquo;last-milerdquo;-fazparte-do-produto>. Acesso em: 08 out 2020.
BOWERSOX R.; CLOSS D.; COOPER M.; BOWRSOX J. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. AMGH Editora Ltda., 2014.
CARDOSO, A. P. Entre maio e junho, reclamações sobre atrasa na entrega crescem 81,9% para Correios. Disponível em: https://noticias.reclameaqui.com.br/noticias/entre-maio-e-junhoreclamacoes-sobre-atraso-na-entrega-cresc_3983/ > Acesso em: 31/10/2020
CHEQUETO, G. Pandemia alavanca inovações na área de logística. Disponível em: < https://revistamundologistica.com.br/artigos/pandemia-alavanca-inovacoes-na-area-de-logistica>. Acesso em: 08 out 2020.
FASCIONI, L. Indicadores para avaliação da imagem corporativa das empresas de base tecnológica instaladas na grande Florianópolis baseados nas análises das percepções gráfica e verbal utilizando lógica difusa. 2003. Tese de doutorado (Engenharia de produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86304>. Acesso em: 09 nov. 2020.
GOVERNO DO BRASIL. Brasil confirma primeiro caso do novo Coronavírus. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/02/brasil-confirma-primeirocaso-do-novo-coronavirus>. Acesso em: 10 de out. de 2020.
GOVERNO DO BRASIL. Ministério da Saúde – Sobre a doença. Disponível em: < https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#sintomas>. Acesso em: 10 de out. de 2020.
HOWELL, D. Prefácio. In: LECINSKI. ZMOT: conquistando o momento zero da verdade. Google Inc., 2011. pág. 7. Disponível em:< https://think.storage.googleapis.com/intl/ALL_br/docs/zmotmomento-zero-verdade_research-studies.pdf > Acesso em: 14 out 2020.
KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.
LECINSKI, J. ZMOT: conquistando o momento zero da verdade. Google Inc., 2011. Disponível em:< https://think.storage.googleapis.com/intl/ALL_br/docs/zmot-momento-zero-verdade_researchstudies.pdf > Acesso em: 14 out 2020.
LOBO, A.; ALVARENGA, H. Perspectivas para a infraestrutura brasileira. Mundo Logística, n. 75, p.8-14, mar/ Abr. 2020.
MARCONDES, S. A importância da imagem corporativa como diferencial de mercado. São Paulo, 2000. Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas/ Escola de Administração de Empresas de São Paulo.
MELO, A. M.; MEDEIROS B.; FERREIRA D.; CARVALO J.; FARIA M. Estratégias de Marketing Cultural e Promoção de Eventos de música para a formação e consolidação de Imagem Corporativa. Disponível em <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos08/204_204_Artigo_Mkt_Cultural_Seget_17_jul.pdf >. Acesso em: 07 out 2020.
MURIEL, M.; ROTA, G. Comunicación institucional: enfoque social de relaciones humanas. Quito: Andina, 1980.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE/ ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha Informativa Covid-19 – Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Disponível em: < https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso em: 10 de out. de 2020.
RECLAME AQUI. Disponível em: < http://www.reclameaqui.com.br>. Acesso em: 07/011/2020.
RESENDE, P. et al. Custos logísticos no Brasil 2017. Fundação Dom Cabral, 2017. (Dúvida nessa referência, confirmar com a professora)
SCHIAVINI, R. Crescimento do e-commerce na pandemia é fruto de investimentos e muito trabalho, 2020. Disponível em: < https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/e-commercecrescimento-pandemia/>. Acesso em: 20 de out. de 2020.
SEVERO FILHO, J. Administração de Logística Integrada. Rio de Janeiro: Editora: E-papers, 2006.
SOUSA, G. MARIA SANTOS FERREIRA. Comunicação institucional, imagem corporativa e identidade corporativa: a inter-relação das categorias. REVISTA CAMBIASSU; PUBLICAÇÃO CIENTIFICA DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, 2006.
VALLE, A. A transformação digital evidenciando a logística como estratégia das empresas, uma mina de ouro. Disponível em: < https://revistamundologistica.com.br/artigos/a-transformacaodigital-evidenciando-a-logistica-como-estrategia-das-empresas-uma-mina-de-ouro>. Acesso em: 08 out 2020.
VANCE, P.; ÂNGELO, C. Reputação Corporativa: Uma revisão teórica. FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FEA-USP, 2007.
WEBSHOPPERS 42ª EDIÇÃO, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/camil/Desktop/PROJETO%20APLICADO%20A%20LOGISTICA%205%C2%BA% 20SEMESTRE/Webshoppers_42.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camila Ap. Gomes Moura, Camila Pereira Braga, David Júlio da Costa, Eliacy Cavalcanti Lélis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.