Custeio por absorção em uma fabricação de feijoada enlatada
Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.2.4-4Palavras-chave:
Produção, Empresa alimentícia, Custos Diretos, Custos IndiretosResumo
Este estudo teve por objetivo aplicar o método de custeio por absorção em uma empresa do setor alimentício, utilizando a produção de feijoada industrializada como principal fonte de dados. A teoria demonstrou que a aplicação desse método proporciona uma visão precisa dos custos de fabricação de para quaisquer produtos. A metodologia foi baseada em uma pesquisa bibliográfica, quantitativa e utilizando o método de estudo de caso, analisando três variações de um mesmo produto, a feijoada. Os dados foram coletados in loco, sendo que um dos autores é funcionário da mesma. A análise do custeio por absorção revelou uma abordagem completa na atribuição de custos, englobando tanto os custos diretos quanto os indiretos relacionados à fabricação da feijoada enlatada. Conclui-se que a partir do método de custeio aplicado, visualizou-se o valor total de fabricação de três variações da mesma feijoada e da soma dos mesmos. A análise do custeio por absorção aplicado à produção de feijoada enlatada mostrou os custos diretos e indiretos que foram necessários para se calcular o rateio de todos os custos da fase do processo de produção, até o custo total.
Downloads
Referências
ALVES, J. M. O sistema just-in-time reduz os custos do processo produtivo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS, IV, 1995, Campinas - SP. Anais... São Paulo: UNICAMP, 1995.
CARNEIRO, H. S. Comida e sociedade: significados sociais na história da alimentação. História: questões & debates, Curitiba: Editora UFPR, 2005. nº 42, p; 71-80.
DA SILVA BIDES, A. P. C.; DA GAMA SILVA, P. V. J.; RAMOS, V. A. R. O rateio dos custos de produção conjunta na Petrobras e o impacto nas decisões estratégicas. Disponível em: < https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/231215214.pdf>. Acesso em: 15 maio 2024.
DA SILVA, Grasiano Freitas; SOARES, Sandro Vieira; MARTINS, Cristina. Panorama do uso de métodos quantitativos em pesquisas sobre a aplicação da escala HEdPerf. In: XI Congresso Nacional de Administração e Contabilidade-AdCont 2020. 2020. Disponível em: <https://www.research gate.net/profile/Sandro-Soares-3/publica tion/350931046_PANORAMA_DO_USO_DE_METODOS_QUANTITATIVOS_EM_PESQUISAS_SOBRE_A_APLICACAO_DA_ESCALA
_HEdPERF/links/6094390ca6fdccaebd11d
f/PANORAMA-DO-USO-DE-METODOS-QUANTITATIVOS-EM-PESQUISAS-SOBRE-A-APLICACAO-DA-ESCALA-HEdPERF.pdf>. Acesso em: 6 maio. 2023.
ELIAS, R. Feijoada: breve história de uma instituição comestível, revista Textos do Brasil, edição 13, 2007.
LACERDA, N. O feijão na História do Brasil: saiba como esse querido foi ganhando espaço nas nossas mesas. Brasil de Fato – Uma visão popular do Beasil e do mundo. Disponível em: < https://www.brasildefato.com.br/2023/02/26/o-feijao-na-historia-do-brasil-saiba-como-esse-querido-foi-ganhando-espaco-nas-nossas-mesas >. Acesso em: 20 maio 2024.
LEONE, G. G. Custos: planejamento, implantação e controle. São Paulo: Atlas, 2000, p.241)
LEONE, G. S. G.; LEONE, J. R. G. Dicionário de custos. São Paulo: Atlas, 2004.
MACHADO, A. O que é pesquisa qualitativa? Disponível em: <https://www.academica.com.br/post/o-que-%C3%A9-pesquisa-qualitativa>. Acesso em: 6 maio. 2023.
MARTINS, E. Contabilidade de custos. 7. ed. São Paulo: Atlas; 2001, p.84.
MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NEPOMUCENO, F. L.; DE CARVALHO NUNES, P. R.; RODRIGUES, R. C.. Custeio por absorção integrado a unidade de esforço de produção (UEP): estudo em uma empresa de massas e biscoitos.
Revista Mineira de Contabilidade, v. 25, n. 1, p. 38-52, 2024.
OLIVEIRA, A. Pesquisa bibliográfica: o que é, características principais de estudo documental. Disponível em: . Acesso em: 3 maio 2023.
PADOVEZE, C. L. Curso básico gerencial de custos. São Paulo: Pioneira, 2003, p.100.
SANTOS JUNIOR, E. C. S. Gestão de custos industriais: estudo de caso em uma empresa produtora de painéis de madeira. Universidade federal do Rio Grande do Sul, 2012.
SILVA, A. S. et al. O Custo da matéria-prima no processo de produção da empresa Óleos Menu Indústria e Comércio Ltda. Revista eHumanit@s, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2024.
STUHLERT, A. P.; BORGERT, A.; ENGELAGE, E. Tempo e Grau de dificuldade como Critérios de Rateio dos Custos Indiretos na Produção de Móveis sob Medida. ABCustos, v. 16, n. 1, p. 1-31, 2021. Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2024.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª Ed. Porto Alegre. Editora: Bookman. 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camilly Beatriz da Silva Gallani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Ao ser submetido à Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT), desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT).
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a Revista Advances in Global Innovation & Technology (@_GIT) de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.