Percepções sobre a metodologia design thinking por meio do jogo da inovação “Partida Join”

Autores

  • Luciana Alves de Oliveira UPEP CEETEPS
  • Alexandre Formigoni UPEP CEETEPS
  • Thauara Santos Pinho Fatec Guarulhos
  • Mirele Cavalcanti de Aquino Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA)
  • Kelly Cristina Capana UPEP CEETEPS

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.2.4-9

Palavras-chave:

design thinking, jogo, inovação

Resumo

O design thinking (DT) é uma metodologia centrada nas necessidades e desejos das pessoas com a finalidade de resolver problemas de forma criativa no fomento à inovação. Uma forma de promover o DT é por meio de jogos, além da incorporação de elementos de gamificação. Dessa forma, alguns jogos foram desenvolvidos para apoiar essa abordagem. Entre os jogos existentes, destaca-se o jogo da inovação “Partida JOIN” desenvolvido pelo instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA). Esse jogo é integrante da metodologia “JOIN”, uma tecnologia de gestão, desenvolvida com princípios de inovação aberta, métodos ágeis e DT utilizada em consultoria de gestão da inovação. A partida JOIN é um jogo colaborativo projetado para estimular a criatividade e a empatia dos participantes na aplicação prática dos princípios do DT para a resolução de problemas. Esse jogo pode ser aplicado tanto em ambientes corporativos quanto em ambientes educacionais. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é avaliar a implementação da metodologia design thinking por meio do jogo “Partida JOIN” pela percepção dos participantes. As oficinas ocorreram em duas instituições de ensino superior localizadas em Salvador no Estado da Bahia. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário elaborado no Google Forms por meio da escala de Likert de 5 pontos, variando de discordo totalmente a concordo totalmente. Os resultados indicaram engajamento das equipes e confiança criativa para expressar ideias e tomar decisões. Além disso, a partida JOIN pode capacitar indivíduos para resolver problemas e buscar soluções inovadoras de maneira lúdica. No entanto, aspectos como a relevância do aprendizado para a carreira profissional dos participantes, alocação de tempo para execução e ambiente de realização apresentaram menores índices de concordância.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

Oliveira, L. A. de, Formigoni, A., Pinho, T. S., Aquino, M. C. de, & Capana, K. C. (2024). Percepções sobre a metodologia design thinking por meio do jogo da inovação “Partida Join”. Advances in Global Innovation & Technology, 2(4), e24234. https://doi.org/10.29327/2384439.2.4-9

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