Uso de Ferramentas Tecnológicas Digitais na Educação Corporativa para o Desenvolvimento de Liderança
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12738731Palavras-chave:
Educação corporativa, Desenvolvimento de liderança, Níveis de liderança, Ferramentas tecnológicasResumo
Atualmente, as empresas buscam líderes altamente qualificados e adaptáveis devido à constante evolução tecnológica. A habilidade de líderes em acompanhar as novas tecnologias é vital para o sucesso das organizações, e a educação corporativa desempenha um papel central nesse processo. Este artigo tem como foco a exploração do impacto das ferramentas tecnológicas na educação corporativa e sua influência na eficácia do desenvolvimento de líderes. Além disso, visa identificar os benefícios concretos que essa abordagem traz para as organizações. Para atingir esses objetivos, foi conduzida uma pesquisa qualitativa com profissionais experientes que já incorporaram tecnologias em seus ambientes de trabalho. As experiências compartilhadas por esses profissionais não apenas forneceram ideias valiosas, mas também permitiram uma análise mais aprofundada das questões surgidas durante a pesquisa. O estudo busca fornecer perspectivas substanciais sobre como a tecnologia molda o desenvolvimento de líderes e seu impacto nas empresas, informando estratégias futuras e decisões de formação nas organizações.
Downloads
Referências
AMADO, J; FERREIRA, S. A entrevista na investigação em educação. In: AMADO, João (org). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra: 2edição, outubro, 2017.
AMAGOH, F. Leadership development and leadership effectiveness. Management decision, v. 47, n. 6, p. 989-999, 2009.
AVOLIO, B. J., AVEY, J. B; QUISENBERRY, D. Estimating return on leadership development investment. The Leadership Quarterly, v. 21, n. 4, p. 633-644, 2010.
BORGES, S. S. et al. Gamificação aplicada à educação: um mapeamento sistemático. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2013. p. 234.
BRAGA, T. C; PERESTRELO, V; RIBEIRO, P. E. Equipes virtuais e o papel da liderança: Um levantamento das práticas essenciais para o seu sucesso. Contribuiciones a las Ciencias Sociales, v. 21, 2015.
CHIAVENATO, I. Gerenciando com as pessoas-Transformando um executivo em um excelente Gestor de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
DAY, D. V. et al. Advances in Leader and leadership development : A review of 25 years of research and theory. The Leadership Quarterly, v. 25, n. 1, p. 63-82, 2014.
DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
EBOLI, M. P. Educação e modernidade nas organizações: o desafio de implantar sistemas educacionais competitivos. In: Coletânea de artigos Universidades Corporativas. São Paulo: Schmukler Editores, 1999.
EBOLI, M. Fundamentos e evolução da educação corporativa. In: EBOLI, M. (Org.). Educação corporativa: fundamentos, evolução e implantação de projetos. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
EBOLI, M. P. Educação Corporativa e desenvolvimento de competências. In: DUTRA J. S.; FLEURY, M. T. L.; RUAS, R. L. Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2008.
FLORES, J. G. Análisis de Datos Cualitativos - Aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GOTTHARDT, M. et al. Current state and challenges in the implementation of smart robotic process automation in accounting and auditing. ACRN Journal of Finance and Risk Perspectives, 2020.
HUNTER, J. C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
MEISTER, J. C. Ten steps to creating a corporate university. In: The Knowledge Management Yearbook 2000-2001. Routledge, 2013. p. 180-188.
MINAYO, M. C. S (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, D. R. P de. Introdução a administração teoria e pratica. São Paulo: Atlas, 2009
OLIVEIRA, D. R. P de. Sistemas, organização e métodos: Uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2000,11 ed.
PARATI, N; MALIK, L; JOSHI, A. G. Artificial intelligence based threat prevention and sensing engine: Architecture and design issues. In: 2008 First International Conference on Emerging Trends in Engineering and Technology. IEEE, 2008. p. 304-307.
STUMPF, S. A.; NEVINS, M. D. Redefining Management Education: Developing Professionals to Meet 21st Century Leadership Challenges. Management Strategien 2000, p. 41-57, 1999.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ULRICH, D. Recursos humanos estratégicos: novas perspectivas para os profissionais de RH. São Paulo: Futura, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Maria Ferreira , Taline Alves , Madelin Condori , Gabriel Faustino , José Carlos Hoelz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Direito Autoral
Ao submeter um manuscrito para publicação na EnGeTec em Revista, os autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à EnGeTec em Revista o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e renunciam a qualquer outra remuneração pela sua publicação na EnGeTec em Revista.
- Ao ser submetido à EnGeTec em Revista, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na EnGeTec em Revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, paradistribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na EnGeTec em Revista (publicar em repositórios ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na EnGeTec em Revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela EnGeTec em Revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, por exemplo depois de concluído o processo editorial.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados. coletados e resultados obtidos, isentando a EnGeTec em Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.