Análisis De Las Operaciones Comerciales Realizadas En Las Plataformas De Comercio Electrónico

Un Estudio De Caso En Relación Con Aliexpress Marketplace

Autores/as

  • Andrezza Rodrigues Felix FATEC Zona Leste
  • Cristiane Batista Cruz FATEC Zona Leste
  • Gleicy Alves FATEC Zona Leste
  • Daniele Ramos Xavier FATEC Zona Leste
  • José Abel de Andrade Baptista FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-7

Palabras clave:

AliExpress, Impactos econômicos, Visão do consumidor, Importação de pessoa física

Resumen

El objetivo de esta investigación fue comprender los impactos causados al mercado nacional por las operaciones realizadas a través del comercio electrónico, observando así las realizadas por individuos brasileños con la plataforma virtual china Aliexpress. Entre las plataformas virtuales más visitadas, a través de una investigación de campo, se descubrió que el  marketplace chino  Aliexpress es el más utilizado, debido a ciertos factores como el precio y la gran variedad de productos. Debido a las crecientes compras virtuales realizadas directamente por personas físicas, se puede observar que el Estado se ha visto perjudicado por la falta de transferencia de impuestos, como la no transferencia del Impuesto a la Importación, el Impuesto a los servicios de cualquier naturaleza, así como otros impuestos. Por lo tanto, el presente estudio analizará el comportamiento del consumidor en relación con el mercado de consumo; estudiará la influencia de la ausencia de transferencia tributaria en detrimento del Estado Democrático de Derecho; destacará los impactos en la economía nacional causados por las operaciones de comercio electrónico; así como destacar los impuestos correspondientes a las operaciones de comercio electrónico y analizar las respectivas operaciones de comercio electrónico realizadas con el  marketplace chino  Aliexpress.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALENCAR, S. F; HELENA, M. K; MENEZES, J. S. Comportamento de Consumidor Online: a perspectiva da teoria do fluxo. RBGN, vol.10, n.26, p.27-44, São Paulo, 2008.

ALMEIDA, Júlio Cesar Urnau de. Introdução ao AliExpress. 2017. Disponível em: <https://academiadoecommerce.com/artigo/introducao-ao-aliexpress>. Acesso em: 27 set. 2019.

CARMO, Georgia Costa do. A incidência do imposto de importação sobre encomendas do regime de tributação simplificada (RTS): a ilegalidade na prática da receita federal do Brasil. 2015. 15 f. Monografia (Especialização) - Direito Tributário, Uniderp, Fortaleza.

CIESP. Manual básico de importação, São Paulo, 2007.

E-COMMERCE BRASIL (Org.). Aliexpress é o terceiro site que os brasileiros mais compram. 2018. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/aliexpress-e-o-terceiro-site-que-os-brasileirosmais-compram/>. Acesso em: 20 set. 2019.

E-COMMERCE BRASIL (Org.). Mais de 40% das vendas no e-commerce em 2019 foram feitas pelo celular, diz Ebit/Nielsen. 2019. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commercecrescer-15-faturar-61-bi-ebit-nielsen//>. Acesso em: 18 set. 2019.

E-COMMERCE BRASIL (Org.). Tributação no comércio eletrônico. 2014. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/tributacao-comercio-eletronico/>. Acesso em: 17 set. 2019.

ÉPOCA NEGÓCIOS. Varejo fechará 2016 com pior resultado da série histórica, diz IBGE. 2017. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2017/01/epoca-negocios-vendas-novarejo-do-brasil-avancam-20-em-novembro-diz-ibge.html>. Acesso em: 30 set. 2019.

FECOMERCIOSP (Org.). Aumento das compras em sites internacionais prejudica desempenho do varejo nacional, aponta FecomercioSP. 2017. Disponível em: <https://www.fecomercio.com.br/noticia/aumentodas-compras-em-sites-internacionais-prejudica-desempenho-do-varejo-nacional-aponta-fecomerciosp>. Acesso em: 17 out. 2019.

GHEDIN, Rodrigo. Importação como pessoa física: proibições, impostos e outros cuidados para evitar surpresas. 2013. Disponível em: <https://manualdousuario.net/importacao-pessoa-fisica/>. Acesso em: 26 set. 2019.

GILES, D. Psychology of the media. New York: Palgrave Macmilliam, 2010.

GIRALDELLI, Rodrigo. Saiba quais são os impostos na importação empresarial. Disponível em: <https://chinagate.com.br/impostos-na-importacao-empresarial/>. Acesso em: 18 set. 2019.

GUEIROS, Haroldo. Pessoa física – importação e exportação. 2017. Disponível em: <https://enciclopediaaduaneira.com.br/pessoa-fisica-importacao-e-exportacao/>. Acesso em: 20 set. 2019.

GUEIROS, Haroldo. Remessa postal internacional – colis posteaux. 2017. Disponível em: <http://enciclopediaaduaneira.com.br/collis-posteaux/>. Acesso em: 20 set. 2019.

HORTINHA, Joaquim. X-Marketing. Edições Sílabo. 1a edição. Lisboa, 2002.

IB SOLUTIONS (Org.). Importações de pessoas físicas x pessoas jurídicas: quais são as principais diferenças? Disponível em: <http://www.ibsolutions.com.br/importacoes-pessoa-fisica-e-juridica/>. Acesso em: 18 set. 2019.

IVO, Diego. A crise do varejo tradicional, a ascensão do comércio eletrônico. 2016. Disponível em:<https://www.conversion.com.br/blog/a-crise-do-varejo-tradicional-a-ascensao-do-comercioeletronico/>.Acesso em: 15 out. 2019.

KEEDI, Samir. ABC do comércio exterior: abrindo as primeiras páginas . 5. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2015.

MITTAL, Tarun. How the Alibaba Group grew from a small apartment to a global e-commerce giant. 2018. Disponível em: <https://yourstory.com/2018/02/the-story-behind-the-alibaba-group/>. Acesso em: 20 set. 2019.

MENDONÇA, Herbert Garcia de. E-commerce. 2016. 12 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Famerc, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:

<http://www6.uninove.br/ojs/journaliji/index.php/iptec/article/view/68/146>. Acesso em: 19 set. 2019.

NASCIMENTO, Rafael Moraes do. E-commerce no Brasil: perfil do mercado e do e-consumidor brasileiro. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Executivo, FGV. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/8182/Rafael%20Moraes.pdf?sequence=1&isAll owed=y>. Acesso em: 19 set. 2019.

NIELSEN. E-commerce fatura R$53,2 bilhões em 2018, alta de 12%. 2019. Disponível em: <https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2019/e-commerce-fatura-53-bilhoes-em-2018-alta-de-12-porcento/>. Acesso em: 17 set. 2019.

O ESTADO DE S. PAULO (Org.). Sites chineses lideram compras online no Brasil, diz pesquisa. 2019. Disponível em: <https://link.estadao.com.br/noticias/geral,sites-chineses-lideram-compras-online-no-brasil-dizpesquisa,70003023204>. Acesso em 27 de set 2019.

PONTILHO, Francisco. Impostos – Compras nos Estados Unidos. 2019 Disponível em:https://blog.zip4me.com/comprando-nos-estados-unidos-vs-impostos/. Acesso em 30 out. 2019

POYER, Maria da Graça; RORATTO, Renato Paulo. Introdução ao Comércio Exterior. Palhoça: Unisulvirtual, 2017. 70 p.

QUERIATANTO (Org.). Bens de consumo: saiba qual é o limite de importação para pessoa física. Disponível em: <https://www.queriatanto.com/blog/limite-de-importacao-para-pessoa-fisica/>. Acesso em: 27 set. 2019.

RAMOS, Eduardo [et all.]. E-commerce. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

REVISTA TRIP. Aliexpress: uma geral no negócio da china. 2018. Disponível em: <https://revistatrip.uol.com.br/trip/aliexpress-e-o-e-commerce-preferido-no-brasil-mas-os-precos-baixospodem-esconder-um-custo-alto>. Acesso em: 25 set. 2019.

SANTOS, Tulio Josué Pinheiro. O cenário do e-commerce brasileiro no mundo. 2018. Disponível em: https://sebraers.com.br/franquias-cooperacao/o-cenario-do-e-commerce-brasileiro-no-mundo/ Acesso em: 24 set. 2019.

SEBRAE. Conheça as vantagens de vender seus produtos em um e-marketplace. 2019. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-as-vantagens-do-e-marketplace-para-ospequenos-negocios,3f6402b5b0d36410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 24 set. 2019.

SEGRE, German. Manual prático de comércio exterior. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SANTOS, Fernanda. Quer fazer compras em sites estrangeiros? O que você precisa saber antes. 2018. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/04/27/comprar-sites-exterior-regrasservicos-taxas-cuidados.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 19 set. 2019.

TECMUNDO. A história do Alibaba e do Aliexpress, os fenômenos da China. 2018. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/mercado/130378-fenomenos-china-historia-alibaba-do-aliexpress-video.htm>. Acesso em: 20 set. 2019.

Publicado

2024-03-21

Cómo citar

Felix, A. R., Cruz, C. B., Alves, G., Xavier, D. R., & Baptista, J. A. de A. (2024). Análisis De Las Operaciones Comerciales Realizadas En Las Plataformas De Comercio Electrónico: Un Estudio De Caso En Relación Con Aliexpress Marketplace. Advances in Global Innovation & Technology, 1(2), 67–75. https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-7

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a