Análise das contribuições das tecnologias na gestão de relacionamento com os clientes

Estudo de Caso

Autores

  • Tiago Carneiro de Araújo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa – CEETEPS – UPEP – São Paulo – SP.
  • Rosinei Batista Ribeiro Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa – CEETEPS – UPEP – São Paulo – SP.
  • Sergio Assis Machado Universidade Federal de Itajubá
  • Alexandre Formigoni Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa – CEETEPS – UPEP – São Paulo – SP.
  • Elaine Antonio Simões Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa – CEETEPS – UPEP – São Paulo – SP.

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.3.1-7

Palavras-chave:

CRM, Segmentação de Clientes, Comunicação, Engajamento

Resumo

O texto apresenta o estudo de caso da implementação de um sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) na empresa ALFA, uma instituição financeira brasileira de grande porte. A motivação foi melhorar o desempenho diante de concorrentes e resolver problemas de atendimento e comunicação ineficaz com os clientes. A implementação do CRM visa alinhar a comunicação com as necessidades e      preferências individuais dos clientes, segmentando-os em quatro grupos: Aquisição, Onboarding, Rentabilização e Retenção. Para isso, a empresa utiliza uma árvore de decisão que direciona as interações de forma personalizada. Essa abordagem já gerou resultados positivos, como aumento nas vendas de títulos de capitalização e engajamento dos clientes. Desafios incluem resistência à mudança, integração entre departamentos e necessidade de adaptação cultural. A pesquisa com clientes revelou que a maioria prefere comunicações personalizadas e considera canais digitais como WhatsApp e e-mail os mais eficazes. Conclui-se que o CRM é essencial para fortalecer o relacionamento com clientes e aumentar a competitividade, sendo vital integrar dados e tecnologias para uma gestão eficiente.

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Referências

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

Carneiro de Araújo, T., Batista Ribeiro, R., Assis Machado, S., Formigoni, A., & Antonio Simões, E. (2024). Análise das contribuições das tecnologias na gestão de relacionamento com os clientes: Estudo de Caso. Advances in Global Innovation & Technology, 3(1), e31251. https://doi.org/10.29327/2384439.3.1-7

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