Pós-Venda como Estratégia de Marketing em Concessionárias de Automóveis
DOI:
https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-2Palavras-chave:
Pós-venda, Concessionárias, Consumidor, Cliente, MarketingResumo
O pós-venda dentro do ambiente de concessionárias de automóveis basicamente trata de como funcionam as estratégias das empresas para manter o contato com seu cliente após a compra, por meio de pesquisas de satisfação, contatos esporádicos via e-mail e telefone, para saber a opinião do cliente sobre a satisfação com o produto, se está havendo algum problema, também é um método de controle. O objetivo do artigo era de entender como as empresas poderiam implementar um sistema de pós-venda eficiente, na visão dos clientes, um setor dedicado ao pós-venda seria ideal para aumentar a lucratividade, fidelizar o seu público e expandir os negócios por meio do marketing de relacionamento. Atualmente considerado muito importante por parte do consumidor, o serviço demonstra dificuldades de implantação e acesso, dada a pouca relevância considerada por parte das concessionárias. A metodologia quantitativa exploratória utilizada, contou com uma pesquisa de questionário envolvendo 59 membros voluntários, que haviam adquirido veículos em concessionária dentro dos últimos 12 meses, conseguiu demonstrar em dados que o sistema ainda passa por problemas na hora de solucionar erros, e que a opinião de familiares e amigos acerca de alguma experiência ainda reflete grandes impactos no momento de escolha da compra.
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