Quejas de clientes y reputación de la empresa sobre la logística de entrega de comercio electrónico de tres minoristas brasileños

Autores/as

  • Camila Ap. Gomes Moura FATEC Zona Leste
  • Camila Pereira Braga FATEC Zona Leste
  • David Júlio da Costa FATEC Zona Leste
  • Eliacy Cavalcanti Lélis FATEC Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-8

Palabras clave:

Pandemia, Reclamações do consumidor, Varejo no comércio eletrônico, Logística de entrega

Resumen

El conjunto de medidas adoptadas para contener el contagio de Covid-19 implicó cambios significativos en el perfil de consumo de la población, que durante el periodo de aislamiento utilizó la compra online para satisfacer sus necesidades y, consecutivamente, generando un impacto directo en la logística de transporte. También sabemos que en Brasil, una de las mayores dificultades que enfrenta el sector logístico es su alta concentración en el modal terrestre y que el comercio electrónico depende completamente de este medio de transporte para entregar sus productos, siendo la logística una parte integral de sus servicios de venta. El objetivo de este artículo es determinar las principales quejas de los consumidores sobre la logística de entrega de los minoristas en línea en Brasil, durante el período de aislamiento social resultante de la pandemia de COVID-19. La investigación consistirá en teorías bibliográficas y el apoyo de una búsqueda en la base de datos del sitio web de Reclame Aquí.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABCOMM (Associação Brasileira de Comercio Eletrônico), “E-commerce de produtos durante a pandemia da covid-19”, 2020. ABCOMM e Koduto. Disponível em: file:///C:/Users/camil/Desktop/PROJETO%20APLICADO%20A%20LOGISTICA%205%C2%BA% 20SEMESTRE/ecommerce-no-covid-konduto-abcomm.pdf. Acesso em 20 de out. de 2020.

ABCOMM (Associação Brasileira de Comercio Eletrônico), E-commerce de produtos durante a pandemia da covid-19. Disponível em:< https://abcomm.org/Pesquisas/ecommerce-no-covidkonduto-abcomm.pdf>. Acesso em: 14 out 2020.

ALZABIR, O.; Building a web 2.0 portal with ASP. NET 3.5. Sebastopol: O Reilly Media Incorporate, 2008.

BENETTI, A. Sim, a logística da sua empresa pode estar destruindo o seu marketing. Disponível em:< https://revistamundologistica.com.br/artigos/sim-a-logistica-da-sua-empresa-pode-estardestruindo-o-seu-marketing>. Acesso em: 08 out 2020.

BENITEZ, L. E-commerce: o transporte “last mile” faz parte do produto? Disponível em:< https://revistamundologistica.com.br/artigos/e-commerce-o-transporte-ldquo;last-milerdquo;-fazparte-do-produto>. Acesso em: 08 out 2020.

BOWERSOX R.; CLOSS D.; COOPER M.; BOWRSOX J. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. AMGH Editora Ltda., 2014.

CARDOSO, A. P. Entre maio e junho, reclamações sobre atrasa na entrega crescem 81,9% para Correios. Disponível em: https://noticias.reclameaqui.com.br/noticias/entre-maio-e-junhoreclamacoes-sobre-atraso-na-entrega-cresc_3983/ > Acesso em: 31/10/2020

CHEQUETO, G. Pandemia alavanca inovações na área de logística. Disponível em: < https://revistamundologistica.com.br/artigos/pandemia-alavanca-inovacoes-na-area-de-logistica>. Acesso em: 08 out 2020.

FASCIONI, L. Indicadores para avaliação da imagem corporativa das empresas de base tecnológica instaladas na grande Florianópolis baseados nas análises das percepções gráfica e verbal utilizando lógica difusa. 2003. Tese de doutorado (Engenharia de produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86304>. Acesso em: 09 nov. 2020.

GOVERNO DO BRASIL. Brasil confirma primeiro caso do novo Coronavírus. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/02/brasil-confirma-primeirocaso-do-novo-coronavirus>. Acesso em: 10 de out. de 2020.

GOVERNO DO BRASIL. Ministério da Saúde – Sobre a doença. Disponível em: < https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#sintomas>. Acesso em: 10 de out. de 2020.

HOWELL, D. Prefácio. In: LECINSKI. ZMOT: conquistando o momento zero da verdade. Google Inc., 2011. pág. 7. Disponível em:< https://think.storage.googleapis.com/intl/ALL_br/docs/zmotmomento-zero-verdade_research-studies.pdf > Acesso em: 14 out 2020.

KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.

LECINSKI, J. ZMOT: conquistando o momento zero da verdade. Google Inc., 2011. Disponível em:< https://think.storage.googleapis.com/intl/ALL_br/docs/zmot-momento-zero-verdade_researchstudies.pdf > Acesso em: 14 out 2020.

LOBO, A.; ALVARENGA, H. Perspectivas para a infraestrutura brasileira. Mundo Logística, n. 75, p.8-14, mar/ Abr. 2020.

MARCONDES, S. A importância da imagem corporativa como diferencial de mercado. São Paulo, 2000. Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas/ Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

MELO, A. M.; MEDEIROS B.; FERREIRA D.; CARVALO J.; FARIA M. Estratégias de Marketing Cultural e Promoção de Eventos de música para a formação e consolidação de Imagem Corporativa. Disponível em <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos08/204_204_Artigo_Mkt_Cultural_Seget_17_jul.pdf >. Acesso em: 07 out 2020.

MURIEL, M.; ROTA, G. Comunicación institucional: enfoque social de relaciones humanas. Quito: Andina, 1980.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE/ ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha Informativa Covid-19 – Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Disponível em: < https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso em: 10 de out. de 2020.

RECLAME AQUI. Disponível em: < http://www.reclameaqui.com.br>. Acesso em: 07/011/2020.

RESENDE, P. et al. Custos logísticos no Brasil 2017. Fundação Dom Cabral, 2017. (Dúvida nessa referência, confirmar com a professora)

SCHIAVINI, R. Crescimento do e-commerce na pandemia é fruto de investimentos e muito trabalho, 2020. Disponível em: < https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/e-commercecrescimento-pandemia/>. Acesso em: 20 de out. de 2020.

SEVERO FILHO, J. Administração de Logística Integrada. Rio de Janeiro: Editora: E-papers, 2006.

SOUSA, G. MARIA SANTOS FERREIRA. Comunicação institucional, imagem corporativa e identidade corporativa: a inter-relação das categorias. REVISTA CAMBIASSU; PUBLICAÇÃO CIENTIFICA DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, 2006.

VALLE, A. A transformação digital evidenciando a logística como estratégia das empresas, uma mina de ouro. Disponível em: < https://revistamundologistica.com.br/artigos/a-transformacaodigital-evidenciando-a-logistica-como-estrategia-das-empresas-uma-mina-de-ouro>. Acesso em: 08 out 2020.

VANCE, P.; ÂNGELO, C. Reputação Corporativa: Uma revisão teórica. FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FEA-USP, 2007.

WEBSHOPPERS 42ª EDIÇÃO, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/camil/Desktop/PROJETO%20APLICADO%20A%20LOGISTICA%205%C2%BA% 20SEMESTRE/Webshoppers_42.pdf. Acesso em: 20 de out. de 2020.

Publicado

2023-06-01

Cómo citar

Moura, C. A. G., Braga, C. P., Costa, D. J. da, & Lélis, E. C. (2023). Quejas de clientes y reputación de la empresa sobre la logística de entrega de comercio electrónico de tres minoristas brasileños. Advances in Global Innovation & Technology, 1(2), 76–88. https://doi.org/10.29327/2384439.1.2-8

Artículos similares

<< < 1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.